- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China pode não precisar mais da tecnologia ocidental, diz mídia

© AP Photo / Mark SchiefelbeinVisitantes passam ao lado de stand da Huawei na PT Expo, em Pequim, China, 28 de setembro de 2021
Visitantes passam ao lado de stand da Huawei na PT Expo, em Pequim, China, 28 de setembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Nos siga no
Recentemente, os EUA e os Países Baixos impuseram novas restrições às exportações de semicondutores e ao equipamento usado para fabricá-los, enquanto as empresas chinesas talvez não precisem da tecnologia ocidental por muito mais tempo, diz Japan Times.
Segundo o artigo, as empresas chinesas estão subindo na lista dos maiores gastadores mundiais em pesquisa e desenvolvimento. Isso pode ser um sinal de que elas já não precisem da tecnologia do Ocidente.

"Quando compilei uma dessas listas pela última vez, há cinco anos, a fabricante de dispositivos e infraestrutura móvel Huawei Investment & Holding estava em sexto lugar, atrás da Microsoft, assim como está aqui, mas era a única empresa chinesa entre as 25 maiores empresas do mundo. A ela se juntaram a ByteDance, proprietária do TikTok, a Tencent Holdings, proprietária do WeChat e gigante dos jogos, e a Alibaba Group Holding, fornecedora de comércio eletrônico, pagamentos e computação em nuvem", escreve o autor do artigo.

Annalena Baerbock, ministra das Relações Exteriores da Alemanha, participa de entrevista coletiva com seu homólogo chinês Qin Gang (fora da foto) na Pousada Estatal de Diaoyutai, Pequim, China, 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2023
Panorama internacional
Alemanha pondera limitar exportação de produtos químicos usados em chips para a China
As empresas chinesas gastam tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto as empresas norte-americanas, europeias e japonesas, disse ele.
Ele também ressalta que muitas empresas simplesmente não publicam relatórios detalhados sobre a alocação de fundos para pesquisa e desenvolvimento.
Ultimamente, as principais empresas do mundo têm gastado cada vez mais dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, principalmente no campo de "algoritmos e sistemas de inteligência artificial".
Inteligência artificial (IA) - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2023
Panorama internacional
Países do G7 defendem a criação de parâmetros para criação de governança global da IA
E embora, de acordo com o autor, o recente aumento nos gastos com pesquisa e desenvolvimento não seja proporcional ao crescimento das empresas, ele sugere que, talvez, no futuro os maiores gastos deem à China uma vantagem na concorrência com os EUA.

"Embora ainda seja muito cedo para saber se isso será verdade para o boom de P&D dos últimos anos. Se isso acontecer, parece que os EUA e a China estão mais bem posicionados para se beneficiar."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала