- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Na Finlândia, Zelensky diz ter certeza que após contraofensiva 'Ocidente enviará aviões de guerra'

© AFP 2023 / Vesa MoilanenO presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o presidente finlandês Sauli Niinisto participam de uma coletiva de imprensa conjunta em Helsinque, Finlândia, em 3 de maio de 2023
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o presidente finlandês Sauli Niinisto participam de uma coletiva de imprensa conjunta em Helsinque, Finlândia, em 3 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Nos siga no
A visita do presidente ucraniano à Helsinque foi anunciada somente após sua chegada em meio a forte segurança na capital finlandesa.
Discursando em uma entrevista coletiva na Finlândia nesta quarta-feira (3), o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, disse que Kiev lançará uma contraofensiva contra a Rússia em breve, e que ele tem certeza de que o Ocidente fornecerá aviões de guerra modernos após a ação.
"É por isso que tenho certeza de que em breve teremos aeronaves porque em breve realizaremos uma ofensiva, e depois dela tenho certeza de que receberemos aviões. Preferia que fosse o contrário, pois seria mais fácil para nós, mas é como é, e agradecemos por tudo", disse o presidente ucraniano, acrescentando que "precisamos deles [dos aviões]. Realmente precisamos deles".
De acordo com a Reuters, em reposta, o presidente finlandês Sauli Niinisto disse que a Finlândia não poderia doar seus caças Hornets fabricados nos Estados Unidos porque eles eram velhos e poucos outros países na Europa tinham modelos semelhantes, então não faria sentido construir uma cadeia de serviços.
"Mas gostamos de sua aeronave, só para que você saiba, senhor presidente", insistiu Zelensky.
Ainda durante sua visita ao mais novo Estado-membro da OTAN, o líder ucraniano reiterou seu desejo de fazer parte da Aliança Atlântica, mas disse que precisa de garantias de segurança "agora" e não só quando a Ucrânia se tornar membro.
"Precisamos de garantias de segurança hoje, enquanto não estamos na OTAN. Mas, de qualquer forma, nosso objetivo é ser membro pleno da aliança. Esta é uma das razões pelas quais estou aqui hoje [3]. A segunda razão, ou para ser honesto, a prioridade, é fortalecer nosso Exército [...] mas não quero entrar em detalhes, se não se importa", afirmou o mandatário.
Moscou disse no começo de abril que a adesão da Finlândia à OTAN foi um erro histórico perigoso, o qual enfraquece a segurança na região como um todo e força a Rússia a tomar contra-medidas.
Hoje (3), o Kremlin informou que, durante a madrugada, o regime de Kiev tentou atacar com drones a residência do presidente russo, Vladimir Putin.
O Kremlin de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Operação militar especial russa
Kremlin: hoje de madrugada o regime de Kiev tentou atacar com drones residência do presidente russo
Em seguida, foi comunicado que o presidente não sofreu nenhum ferimento e que sua agenda não seria alterada para esta quarta-feira (3).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала