Após compra chinesa, Tesouro dos EUA anuncia nova regra para venda de terras perto de base militar

© AP Photo / Alex BrandonO senador Kevin Cramer, R-N.D., fala com repórteres sobre ajuda à Ucrânia, no Capitólio, 10 de março de 2022, em Washington
O senador Kevin Cramer, R-N.D., fala com repórteres sobre ajuda à Ucrânia, no Capitólio, 10 de março de 2022, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 05.05.2023
Nos siga no
Nova regra chega depois que um grupo chinês comprou mais de 100 hectares na Dakote do Norte perto da Base da Força Aérea de Grand Forks, onde fica abrigada operações aéreas e espaciais e inclui uma unidade que opera drones militares.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nessa sexta-feira (5) que a compra de terras perto de oito bases militares dos EUA pode se tornar mais difícil para empresas e cidadãos estrangeiros sob a nova regra elaborada pelo órgão e publicada hoje (5) no Registro Federal dos EUA.
De acordo com a Reuters, a nova medida expandiria a jurisdição do Comitê de Investimento Estrangeiro do Tesouro, entidade responsável por revisar investimentos estrangeiros e transações imobiliárias para possíveis impactos na segurança nacional.
O órgão trabalhará para incluir maior vigilância sob terras próximas a instalações militares na Califórnia, Texas, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Iowa e Arizona.
A proposta do Tesouro acontece depois que o Grupo Fufeng da China comprou, em julho de 2022, 121 hectares com planos de construir uma fábrica de moagem de milho a cerca de 12 milhas da Base Aérea de Grand Forks, em Dakota do Norte, conforme noticiado.
Agricultura nos EUA (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.07.2022
Panorama internacional
Empresa chinesa compra terras agrícolas nos EUA perto de base aérea militar e preocupa Washington
O senador do estado, Kevin Cramer, deu as boas-vindas à notícia da regra proposta, que poderia ter bloqueado a venda de terras para Fufeng.
"Este é um bom primeiro passo para reforçar as revisões e mitigar ameaças semelhantes ao que vimos com Fufeng", disse Cramer em comunicado feito ontem (4) e citado pela mídia.
Na época da compra, a Força Aérea norte-americana, senadores republicanos e membros da comunidade expressaram oposição ao acordo imobiliário. O Conselho Municipal de Grand Forks votou em fevereiro deste ano para rescindir seu contrato de desenvolvimento com a Fufeng, impedindo-a de construir a usina.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала