- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Borrell diz que a União Europeia precisa ter política independente com a China

© AFP 2023 / Juan Pablo PinoJosep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia, fala ao lado de Álvaro Leyva, ministro das Relações Exteriores da Colômbia (fora da foto), durante coletiva de imprensa em Bogotá, Colômbia, 27 de abril de 2023
Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia, fala ao lado de Álvaro Leyva, ministro das Relações Exteriores da Colômbia (fora da foto), durante coletiva de imprensa em Bogotá, Colômbia, 27 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2023
Nos siga no
A União Europeia deve construir uma relação com a China independente dos EUA, de acordo com o chefe das Relações Exteriores do bloco.
A União Europeia deve ter sua própria abordagem em relação à China, que está ficando cada vez mais forte, disse na sexta-feira (5) Josep Borrell, chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE).
"Acho que sim, nós, europeus, temos que ter nossa própria maneira de enfrentar a China. No triângulo UE-EUA-China, estamos mais próximos de Washington, certamente, mas temos que ter nossa própria maneira, e estamos trabalhando nisso", disse Borrell em uma conferência da União Europeia em Florença, Itália, intitulada "Construindo a Europa em Tempos de Incerteza".
O alto responsável disse que o bloco não deve impedir a ascensão da China ao status de potência global.
O presidente francês Emmanuel Macron caminha com o presidente chinês Xi Jinping durante uma cerimônia de boas-vindas no Grande Salão do Povo em Pequim, China, novembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 04.04.2023
Panorama internacional
Por que Macron está visitando Pequim se França e UE estão alinhadas com os EUA?
"Acho que não devemos nos opor à ascensão da China. A China se tornará uma grande potência, gostemos ou não. O importante é como a China administrará seu poder", explicou Borrell.
Os EUA têm pressionado a Europa a adotar uma postura mais rígida em relação à China, seu rival econômico e uma potência militar crescente, para conter sua crescente influência global. Tal ocorre apesar do fato de que os três continuam sendo os maiores parceiros comerciais do mundo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала