Em Londres, Lula diz que chefe do BC tem 'compromisso com o outro governo e não com Brasil' (VÍDEO)
15:57 06.05.2023 (atualizado: 16:00 06.05.2023)
© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertPresidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Declaração à imprensa, Londres , Inglaterra 6 de maio de 2023
© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert
Nos siga no
Durante coletiva de imprensa em Londres, Lula teceu novas críticas ao chefe do Banco Central e disse que não "questiona a autonomia do banco", mas que isso não o torna "intocável". O presidente também comparou Roberto Campos Neto a Henrique Meirelles: "Meirelles tinha a responsabilidade de ter um governo discutindo com ele".
Neste sábado (6), em viagem à capital inglesa para a coroação do rei Charles III, o presidente Luiz Inácio Lula da SIlva voltou a criticar o chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, uma vez que a taca de juros continua a mesma desde o começo de sua gestão: 13,75% ao ano.
Se referindo a Campos Neto novamente como "cidadão", Lula afirmou que o presidente do BC tem compromisso com o governo anterior, e não com o Brasil.
"Ele não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com o outro governo, que o indicou. Isso é importante ficar claro. Ele tem compromisso com aqueles que gostam de taxa de juros alta. Porque não há outra explicação", disse Lula.
“Ele não tem compromisso comigo, ele tem compromisso com o outro governo que o indicou”, diz Lula sobre presidente do Banco Central.
— Metrópoles (@Metropoles) May 6, 2023
Em nova crítica, Lula acusou Roberto Campos Neto de não ter compromissos com o Brasil. pic.twitter.com/2t1TsK2SqH
O mandatário também deixou claro que "não discute a autonomia do Banco Central", mas que isso não deixa o órgão "intocável" e relembrou o período do economista Henrique Meirelles à frente do banco.
"Eu não discuto a autonomia do Banco Central. Eu indiquei um presidente que era deputado federal eleito pelo PSDB. Eu nem conhecia o [Henrique] Meirelles quando indiquei ele [em 2003]. E eu duvido que esse cidadão tenha mais autonomia do que o Meirelles teve. Só que o Meirelles tinha a responsabilidade de ter um governo discutindo com ele, olhando as preocupações. Esse cidadão não tem."
Lula disse ainda que não bate no BC: "Desculpe, você nunca me viu bater no Banco Central. Eu não bato no Banco Central porque o Banco Central não é gente. É um banco. O que eu discordo é da política. Quem concorda com a política de juros de 13,75% que defenda publicamente. Eu não concordo."
Rei Charles III
Após a coroação do rei Charles III e de Lula o cumprimentar como novo rei do Reino Unido, o presidente disse que Charles pediu que ele pediu para o presidente brasileiro "cuidar da Amazônia".
"A primeira coisa que o rei disse para mim foi para cuidar da Amazônia. E eu falei: 'eu preciso de ajuda'. Não é só nossa vontade, eu preciso de ajuda e muitos recursos", disse o mandatário ao rei.
O Lula e a Janja levando o brilho do Brasil ao Rei Charles III pic.twitter.com/vooxH0VZUL
— Sérgio A J Barretto (@SergioAJBarrett) May 5, 2023
Ontem (5), Lula se encontrou com o premiê britânico, Rishi Sunak, e no encontro o primeiro-ministro anunciou que Londres estava doando R$ 500 milhões como recurso para o Fundo Amazônia, conforme noticiado.