Empresa israelense desenvolve submarino não tripulado (FOTO)
© Foto / Israel Aerospace IndustriesSubmarino não tripulado BlueWhale da Israel Aerospace Industries
© Foto / Israel Aerospace Industries
Nos siga no
O drone da Israel Aerospace Industries pesaria 5,5 toneladas e poderia operar por algumas semanas, segundo as especificações fornecidas pela empresa.
A Israel Aerospace Industries anunciou na quinta-feira (4) ter desenvolvido um novo submarino não tripulado para operações secretas de coleta de informações, informou a empresa.
O BlueWhale tem quase 11 metros de comprimento e pouco mais de 1 metro de diâmetro, escreve na sexta-feira (5) o portal Defense News. Com 5,5 toneladas, o veículo subaquático cabe em um contêiner de 12 metros para transporte terrestre, marítimo ou aéreo. O submarino pode viajar até 3,6 metros debaixo d'água, podendo operar por duas a quatro semanas usando energia elétrica, dependendo da missão, disse a empresa.
© AP Photo / Ariel SchalitMarinheiros israelenses no submarino Rahav no porto de Haifa, Israel
Marinheiros israelenses no submarino Rahav no porto de Haifa, Israel
© AP Photo / Ariel Schalit
A plataforma supostamente pode detectar submarinos e coletar informações acústicas usando um radar, um mastro, sonares e sensores especiais para ajudar a detectar alvos no mar e na costa, incluindo minas no fundo do mar, e permitir a navegação segura do submarino.
"Usando uma antena de comunicação via satélite no mastro, os dados coletados podem ser transferidos em tempo real para postos de comando, em qualquer lugar do mundo, no mar ou em terra. A detecção de submarinos e a coleta de dados de inteligência acústica são possíveis por meio de um sonar de várias dezenas de metros de comprimento rebocado pelo BlueWhale e por um sonar de matriz lateral com matrizes receptoras fixadas em ambos os lados da plataforma", disse a IAI no comunicado.
No entanto, a IAI não revelou o custo do sistema.