Zelensky diz querer dar 'boas-vindas' a Lula na Ucrânia; Kiev terá novo embaixador no Brasil
11:17 11.05.2023 (atualizado: 16:30 11.05.2023)
© AP Photo / Yves HermanO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, chega para fazer um discurso intitulado "Não há paz sem justiça para a Ucrânia", em Haia, Holanda, 4 de maio de 2023
© AP Photo / Yves Herman
Nos siga no
Zelensky comentou hoje (11) a visita de Celso Amorim à capital ucraniana e disse querer reativar os laços entre a Ucrânia e países latino-americanos. Ao mesmo tempo, líder convidou Lula para ir a Kiev.
Na quarta-feira (10), o assessor especial da presidência para assuntos estrangeiros, Celso Amorim, visitou Kiev onde encontrou com o presidente Vladimir Zelensky e membros do governo ucraniano, conforme noticiado.
Hoje (11), Zelensky escreveu uma nota em seu Twitter comentando brevemente a reunião com o ex-chanceler e o desejo de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina, além de convidar Luiz Inácio Lula da Silva para ir ao país do Leste Europeu.
Met with Special Advisor on Foreign Policy to the President of Brazil Celso Amorim. Emphasized that the only plan capable of stopping Russian aggression in Ukraine is the Ukrainian Peace Formula. We discussed the possibility of holding the Ukraine-Latin America Summit. I look…
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 11, 2023
Encontrei-me com o Assessor Especial de Política Externa do Presidente da República, Celso Amorim. Enfatizei que o único plano capaz de impedir a agressão russa na Ucrânia é a fórmula da paz ucraniana. Discutimos a possibilidade de realizar a Cúpula Ucrânia-América Latina. Espero continuar o diálogo com o Presidente Lula e dar-lhe as boas-vindas à Ucrânia.
Durante o encontro ontem (10), Amorim enviou uma carta escrita por Lula a Zelensky, na qual o presidente mais uma vez deixou claro que o Brasil está à disposição para buscar um caminho a fim de "frear o conflito armado que ameaça à segurança internacional", segundo a coluna de Jamil Chade no UOL.
Durante a reunião, uma apresentação foi feita à delegação brasileira e os ucranianos ainda citaram a necessidade de Kiev por munições e armamentos, entretanto não fizeram um pedido específico ao Brasil, diz o jornalista.
Ukraine looks forward to welcoming today Chief Advisor to the President of Brazil Lula da Silva @LulaOficial H.E. Minister Amb. Celso Amorim pic.twitter.com/L061HZ4gZZ
— Andrij Melnyk (@MelnykAndrij) May 10, 2023
Amorim também informou a Kiev que o governo brasileiro estava dando sinal verde para o nome proposto pelos ucranianos para ser o novo embaixador da Ucrânia no Brasil. De acordo com a mídia, quem ocupará a embaixada será Andrei Melnik, o atual vice-ministro de Relações Exteriores.
Também entre os temas destacados, Kiev expressou a vontade de voltar a manter uma cooperação com o Brasil em temas como armamento e retomar a relação com a América Latina, abandonada pelos ucranianos nos últimos anos.
We are slowly changing the mood between Ukraine and Brazil😉 pic.twitter.com/yidGBW1mFq
— Andrij Melnyk (@MelnykAndrij) May 11, 2023
Estamos mudando o clima entre Brasil e Ucrânia
Durante a reunião, a Ucrânia fez uma espécie de mea culpa, admitindo que sua diplomacia abandonou a relação com os países latino-americanos, mas que há a vontade de reaquecer os laços, intenção comprovada com a mensagem escrita pelo presidente ucraniano hoje (11).