Marinha da Colômbia apreende maior narcossubmarino já capturado na história do país (FOTOS, VÍDEO)
13:43 13.05.2023 (atualizado: 05:20 15.05.2023)
© AFP 2023 / Joaquin SarmientoVista aérea de um narcossubmarino apreendido rebocado por um navio da Marinha colombiana em Buenaventura, departamento de Valle del Cauca, Colômbia, em 21 de março de 2021
© AFP 2023 / Joaquin Sarmiento
Nos siga no
Veículo foi detido na terça-feira (9) quando seguia para a América Central, em uma das rotas mais utilizadas para o tráfico ilegal para os Estados Unidos, principal consumidor mundial da cocaína colombiana. A Marinha divulgou o acontecimento ontem (12).
Na sexta-feira (12), a Marinha da Colômbia divulgou a apreensão do maior narcossubmarino da história do país, com 30 metros de comprimento e três de largura com três toneladas de cocaína no oceano Pacífico, relata o Diário de Notícias.
#Internacional | Las autoridades federales de #Colombia decomisaron en el océano Pacífico el #narcosubmarino más grande en la historia de ese país, de 30 metros de largo y tres de ancho, el cual transportaba tres toneladas de #cocaína.https://t.co/2F6r7Li3ZU pic.twitter.com/CqqJrrJUqC
— Ríodoce (@Riodoce_mx) May 12, 2023
Imagens compartilhadas pelas autoridades mostram uma embarcação escura em terra firme, rodeada de centenas de pacotes de drogas camuflados com etiquetas da Toyota e, no centro, três homens detidos.
De nacionalidade colombiana, os tripulantes detidos asseguraram ter sido "obrigados por uma organização narcotraficante a embarcar e levar o semi-submersível com o alcaloide até a América Central", de acordo com o boletim citado pela mídia.
Incautan el narcosubmarino más grande en la historia de Colombia
— Sepa Más (@Sepa_mass) May 13, 2023
El aparato, de 30 metros de largo por 3 de ancho, viajaba rumbo a Centroamérica con una carga de más de tres toneladas de cocaína. pic.twitter.com/S9RJCAtsZY
Após a operação, os homens de 63, 54 e 45 anos foram levados a Tumaco para serem apresentados à Justiça. Segundo cálculos da Marinha, a apreensão representou um prejuízo de US$ 103 milhões (R$ 506 milhões) para a organização.
🇨🇴 El #narcosubmarino más grande en la historia de #Colombia, de 30 metros de largo y 3 de ancho, fue decomisado en el océano #Pacífico con 3 toneladas de #cocaína, informó la Armada colombiana.
— Once Noticias (@OnceNoticiasTV) May 13, 2023
✍️ AFP#OnceNoticias pic.twitter.com/AVo9tBqG45
Fabricadas na Colômbia, estas embarcações rústicas e rápidas viajam no nível da superfície da água, percorrem distâncias mais longas que lanchas e são difíceis de rastrear pelas autoridades.
Depois de meio século de guerra contra as drogas com financiamento e ajuda dos Estados Unidos, a Colômbia continua a alcançar recordes de produção de cocaína. Em 2021, as plantações das quais a droga era extraída ocupavam 204 mil hectares, e a produção de cloridrato de cocaína ficou perto das 1.400 toneladas, segundo a ONU.