Verdade sobre expansão da OTAN até fronteiras russas é revelada por analista americano
08:52 15.05.2023 (atualizado: 08:55 15.05.2023)
© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados da Alemanha durante exercícios militares da OTAN (imagem referencial)
© AP Photo / Mindaugas Kulbis
Nos siga no
O pesquisador e economista político Jeffrey Sachs afirmou que os EUA mentiram, pois desde 1992 planejavam expandir a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) através do Leste Europeu.
Em um vídeo publicado no Youtube, o ex-assessor econômico do ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev falou sobre o papel da OTAN e dos EUA na Ucrânia.
Segundo Sachs, desde 1992 a Casa Branca planejava a expansão da organização para as proximidades das fronteiras russas, o que contradiz o acordo estabelecido pelos norte-americanos com Gorbachev.
The US lied about NATO expansion
— Gabe (@GabeZZOZZ) May 13, 2023
Already starting in 1992 there were full plans for NATO enlargement, including Ukraine.
The US believes it runs the world, it can do what it wants..
— Jeffrey Sachs pic.twitter.com/qdqGLXD7tF
Os EUA mentiram sobre a expansão da OTAN. Já no início de 1992 havia planos completos para a expansão da OTAN, incluindo a Ucrânia. Os EUA acreditam que mandam no mundo, que podem fazer o que quiserem. Jeffrey Sachs.
Documentos de 1992 nos arquivos americanos indicam que Kiev fazia parte dos planos de Washington.
"Os EUA mentiram, pois desde 1992 tinham planos completos para expandir a OTAN, que incluíam a Ucrânia, desde os princípios de 1992 [...] Os EUA acham que podem governar o mundo, que são a única superpotência que pode e fará o que quiser", indicou Sachs.
Sobre o conflito na Ucrânia, o especialista enfatizou que poderia ser evitado de diversas maneiras, criticando a postura da OTAN e Washington sobre a suposta autonomia de Kiev para aderir ao bloco.