- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Zelensky anuncia criação de conselho para tomar a Crimeia da Rússia: 'Acontecerá com certeza'

© AP Photo / Alastair GrantO presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, discursa, via videolink, na cerimônia de abertura da cúpula do Conselho da Europa em Reykjavik, Islândia, 16 de maio de 2023
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, discursa, via videolink, na cerimônia de abertura da cúpula do Conselho da Europa em Reykjavik, Islândia, 16 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.05.2023
Nos siga no
Zelensky fez a declaração discursando em uma reunião em Kiev para marcar o aniversário da deportação em massa dos tártaros da Crimeia da península em 1944.
Nesta quinta-feira (18), o presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, anunciou a criação de um grupo para aconselhar os ucranianos a terem o domínio sobre a Crimeia, dizendo que a libertação da península, reintegrada pela Rússia em 2014, "acontecerá com certeza".
"Continuamos nosso trabalho para libertar a Crimeia. Isso acontecerá com certeza - seu retorno pleno ao sistema estatal da Ucrânia. Estamos nos preparando para reintegrar a Crimeia. Assinei o decreto sobre o conselho consultivo sobre reintegração e desocupação de nossa Crimeia e da cidade de Sevastopol", disse Zelensky a líderes comunitários tártaros e altos funcionários segundo a Reuters.
Kiev planeja lançar uma contraofensiva contra as forças russas e espera que isso mude a dinâmica do conflito que se alastra desde fevereiro do ano passado. Autoridades ucranianas disseram repetidamente que tomar a península da Rússia é um de seus principais objetivos.
Caça Su-27 da Força Aérea da Rússia voando perto de drone MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA no mar Negro, foto publicada em 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.03.2023
Panorama internacional
Estratégia dos EUA na Crimeia visa a captura da península pela Ucrânia, diz analista
Moscou já negou diversas vezes as acusações de abusos dos direitos humanos na Crimeia e disse que o referendo realizado na região mostrou que os crimeanos querem genuinamente fazer parte da Rússia.
Em março deste ano, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que as questões de segurança da Crimeia e da cidade de Sevastopol são uma prioridade para seu governo, e tudo será feito para deter todas as ameaças, disse Putin, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала