- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

MRE da Lituânia pede que UE forneça a Kiev novos Stinger e Himars, além de F-16

© AP Photo / Ministério da Defesa da LituâniaNo espaço aéreo de Vilnius, na Lituânia, caças F-16 poloneses durante missão da OTAN, em 25 de janeiro de 2022
No espaço aéreo de Vilnius, na Lituânia, caças F-16 poloneses durante missão da OTAN, em 25 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Nos siga no
O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, pediu aos países da União Europeia (UE) para continuarem o apoio militar à Ucrânia e enviarem a Kiev não apenas caças F-16, mas também armas fornecidas anteriormente para substituir as destruídas e danificadas.
Segundo o ministro, se trata de armas como o sistema de defesa antiaérea portátil Stinger e o sistema lançador múltiplo de foguetes Himars.

"Eu diria que muitos [caças] F-16 seriam enviados à Ucrânia por países europeus, a começar pelos Países Baixos [...] Mas não devemos nos esquecer de que os combates estão ocorrendo agora usando o Stinger e o Himars, por exemplo [...] e a Ucrânia precisa não apenas dos F-16, mas também das armas que foram enviadas a ela durante todo o ano", disse Landsbergis aos repórteres antes do conselho de ministros das Relações Exteriores da UE.

O ministro também disse que vai insistir na reunião para que seja introduzido um pacote de sanções contra Belarus, o que limitará as possibilidades de Minsk e Moscou contornarem as restrições sancionatórias existentes.
Chanceler alemão Olaf Scholz e outros líderes do G7 em um evento sobre infraestrutura e investimento global durante a Cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 20 de maio de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Operação militar especial russa
Scholz: após conflito com Rússia, Ucrânia seguirá sendo equipada com armas do Ocidente
Anteriormente, o conselheiro de Segurança Nacional do presidente dos EUA, Jake Sullivan, disse que os caças F-16 não estavam entre as armas mais necessárias para Kiev no atual estágio do conflito.
O jornal Politico citou uma fonte no Pentágono dizendo que o Departamento de Defesa dos EUA não se opôs à possibilidade de outros países fornecerem F-16 à Ucrânia. Ao mesmo tempo, de acordo com a fonte, essa decisão sobre a entrega dos caças ainda não foi tomada.
O jornal informou, citando o assessor do ministro da Defesa da Ucrânia Yuri Sak, que o país espera receber até 50 caças F-16 do Ocidente, enquanto o presidente ucraniano Vladimir Zelensky quer que o tema dos aviões de combate seja o centro das atenções na cúpula do G7 no Japão e na cúpula da OTAN na Lituânia.
O portal Yahoo News citou militares dos EUA dizendo que os pilotos ucranianos levarão cerca de quatro meses para aprender a pilotar os F-16, o que é um prazo significativamente menor do que o anunciado anteriormente pelo Pentágono.
Vice-chanceler russo Sergei Ryabkov em reunião de comissão do Conselho da Federação que investiga a criação de laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Panorama internacional
Diplomata russo chama de 'irresponsável' declaração de Sullivan sobre ataques à Crimeia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала