- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Portugal: estamos prontos para treinar pilotos ucranianos em caças F-16, sem os fornecer

© AP Photo / Armando FrancaCaças F-16 da Força Aérea dos EUA voam durante celebrações do 100º aniversário do primeiro sobrevoo do Atlântico do Sul, junto do rio Tejo, Lisboa, Portugal, 3 de abril de 2022
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA voam durante celebrações do 100º aniversário do primeiro sobrevoo do Atlântico do Sul, junto do rio Tejo, Lisboa, Portugal, 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Nos siga no
O chanceler português expressou apoio às iniciativas militares de ajuda à Ucrânia, mas sem se comprometer com a entrega dos caças.
Portugal não enviará caças F-16 para a Ucrânia, anunciou na segunda-feira (22) o ministro das Relações Exteriores do país europeu.
João Cravinho garantiu que Lisboa poderia participar da formação de pilotos em conjunto com países como Dinamarca e Países Baixos, ou no apoio logístico e de manutenção desses aviões.
Ao mesmo tempo, advertiu, Portugal não tem números suficientes além dos necessários para o cumprimento das "obrigações nacionais", incluindo no âmbito da OTAN.
Líderes do G7, da esquerda para a direita, primeiro-ministro canadense Justin Trudeau, presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen, presidente dos EUA Joe Biden, primeiro-ministro da Grã-Bretanha Rishi Sunak e presidente francês Emmanuel Macron, visitam o Santuário de Itsukushima na ilha de Miyajima em Hatsukaichi, oeste do Japão, 19 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2023
Panorama internacional
No G7, Biden diz que EUA apoiam plano para treinar pilotos ucranianos em caças F-16
Nos últimos meses tem se falado muito nos países ocidentais e na Ucrânia sobre a entrega dos caças de quarta geração a Kiev para suportar uma planejada contraofensiva contra a operação militar especial da Rússia.
Na sexta-feira (19) Dmitry Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, agradeceu a Portugal por ter aceitado equipar e treinar as forças de Kiev com aviões modernos e seus respetivos pilotos. Lisboa também garantiu que apoiaria Kiev no seu caminho rumo à filiação na União Europeia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала