- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Premiê britânico se opõe ao cessar-fogo na Ucrânia por temer congelamento do conflito

© AP Photo / Kin CheungO novo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak fala em Downing Street, em Londres, 25 de outubro de 2022
O novo primeiro-ministro britânico Rishi Sunak fala em Downing Street, em Londres, 25 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Nos siga no
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, disse nesta segunda-feira (22) que qualquer iniciativa de paz que possa levar ao congelamento do conflito ucraniano e não a um acordo final é completamente inapropriada para Kiev.

"A resposta certa e única para isso [conflito ucraniano] é que a Rússia retire suas forças da Ucrânia. E todos os planos disfarçados de planos de paz que são, na verdade, apenas tentativas de congelar o conflito onde está e estão absolutamente errados", disse Sunak durante uma declaração televisionada no Parlamento do Reino Unido.

Sunak estava respondendo ao ex-líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, que pediu ao primeiro-ministro que comentasse os apelos do secretário-geral da ONU, António Guterres, para negociações de cessar-fogo, apoiadas pelo presidente sul-africano Cyril Ramaphosa e pelo papa Francisco, iniciativa defendida na declaração do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva de que as negociações de paz eram necessárias.
Na terça-feira (16), Ramaphosa disse que falou com os presidentes da Rússia e da Ucrânia, Vladimir Putin e Vladimir Zelensky, em nome dos países africanos e apresentou-lhes uma iniciativa de paz da Zâmbia, Senegal, República do Congo, Uganda, Egito e África do Sul.
Ramaphosa disse que Putin e Zelensky concordaram em receber uma missão de líderes de nações africanas com sua iniciativa de paz em Moscou e Kiev. Guterres e a União Africana (UA) foram informados da iniciativa, acrescentou.
Uma postura tão belicista não é estranha para Londres, já que o antecessor de Sunak, Boris Johnson, foi um dos principais apoiadores de Zelensky na Europa. Relatos sugerem que ele pediu ao presidente ucraniano que interrompesse as negociações de paz com a Rússia durante sua visita surpresa a Kiev no ano passado.
Bandeiras dos Estados Unidos e da China exibidas em um riquixá em Pequim em 16 de setembro de 2018. - Sputnik Brasil, 1920, 22.05.2023
Panorama internacional
China: Reino Unido deve se concentrar em seus problemas em vez de dançar ao som dos EUA
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала