- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo suíço apoia possível revenda de 25 tanques Leopard para a Alemanha

© AP Photo / Martin MeissnerSoldado dispara metralhadora de um tanque Leopard 2 no Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) nas Barracas do Marechal de Campo Rommel, em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023
Soldado dispara metralhadora de um tanque Leopard 2 no Batalhão de Tanques 203 da Bundeswehr (Forças Armadas da Alemanha) nas Barracas do Marechal de Campo Rommel, em Augustdorf, Alemanha, 1º de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Nos siga no
O governo suíço apoia a proposta de descomissionar 25 tanques Leopard, o que cria condições para sua revenda à Alemanha, informou o Ministério da Defesa suíço.

"O Conselho Federal apoia a proposta da Comissão de Política de Segurança do Conselho Nacional de descomissionar os 25 tanques de combate principais Leopard 2", diz um comunicado publicado no site do ministério.

Segundo o ministério, a retirada de serviço dos tanques só deve ser realizada se forem revendidos ao fabricante alemão. Ele acrescentou que, se ambas as câmaras do Parlamento suíço aprovassem a proposta de retirar os tanques, o governo instruiria o Ministério da Economia para avaliar a respectiva declaração de exportação e "apresentá-la para decisão".
De acordo com o comunicado, em 23 de fevereiro o chefe do Ministério da Economia alemão, Robert Habeck, e o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, enviaram um pedido escrito ao Ministério da Defesa suíço para revender alguns dos tanques desativados para o fabricante alemão Rheinmetall.

"Eles garantiram que os tanques não serão enviados para a Ucrânia, mas permanecerão na Alemanha ou em parceiros da OTAN ou da União Europeia para cumprir suas próprias necessidades", diz a mensagem.

Conforme especificado, a Suíça tem 96 tanques Leopard 2 em reserva, 71 dos quais o país precisa para suas próprias necessidades. É relatado que 25 veículos de combate podem ser retirados e vendidos "sem comprometer as necessidades do Exército".
A Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Panorama internacional
Lavrov: em conflito na Ucrânia, OTAN aumenta ameaça de confronto direto entre potências nucleares
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала