- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky quer sancionar Irã 'por 50 anos' por supostamente suprimir a Rússia com drones

© AFP 2023 / Sergei SupinskyO presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, fala durante uma coletiva de imprensa com o presidente da Comissão Europeia em Kiev, em 9 de maio de 2023
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, fala durante uma coletiva de imprensa com o presidente da Comissão Europeia em Kiev, em 9 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.05.2023
Nos siga no
O mandatário ucraniano propôs um projeto de lei que faria com que Kiev impusesse sanções a Teerã por supostamente apoiar Moscou militarmente.
Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, apresentou no domingo (28) um projeto de lei que prevê que a Ucrânia imponha sanções ao Irã por 50 anos, disse Andrei Yermak, chefe de gabinete do mandatário ucraniano, citado pela agência britânica Reuters.
Kiev e seus aliados ocidentais afirmam que o Irã tem fornecido armas à Rússia, incluindo centenas de drones, desde que Moscou iniciou sua operação especial na Ucrânia. Teerã e Moscou rejeitam as alegações.
O porta-voz do Ministério Nasser Kanaani em Teerã 11 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 27.05.2023
Panorama internacional
Irã rebate Zelensky e diz que líder faz 'show político' para 'atrair mais armas e apoio financeiro'
Se for aprovado pelo parlamento da Ucrânia, o projeto de lei impediria o trânsito de mercadorias iranianas pela Ucrânia e o uso de seu espaço aéreo, além de impor sanções comerciais, financeiras e tecnológicas contra o Irã e seus cidadãos.
No entanto, a Ucrânia tem relações comerciais com os EUA, cujas sanções impedem que tal aconteça com qualquer país que tenha comércio com Teerã, o que deixa pouco claro como tais sanções alterariam a situação.
Kiev disse no domingo que Moscou realizou o maior ataque de drones até o momento na Ucrânia durante a noite, e que usou 54 drones fabricados no Irã. Ele declarou que 52 deles foram abatidos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала