Rodrigo Pacheco confirma que Cristiano Zanin 'será o indicado' de Lula para vaga aberta no STF
12:39 01.06.2023 (atualizado: 12:42 01.06.2023)
© AFP 2023 / Mauro PimentelO advogado do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin, participa da cerimônia de posse do novo ministro da Justiça brasileiro, Flavio Dino, no Palácio da Justiça, em Brasília, em 2 de janeiro de 2023
© AFP 2023 / Mauro Pimentel
Nos siga no
Caso seja aprovado pelo Senado, Zanin deve assumir vaga deixada por Ricardo Lewandowski que atuava na Segunda Turma, entretanto, o advogado deve ir para Primeira Turma.
Nesta quinta-feira (1º), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve enviar, até o fim do dia, a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), de acordo com o G1.
"Me encontrei ontem com Cristiano Zanin, ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do STF, essa mensagem deve chegar hoje [1º] ao Senado e chegando nós vamos encaminhar à Comissão de Constituição e Justiça", declarou Pacheco.
Se depender de Pacheco, o nome de Zanin já está aprovado, visto que o presidente do Senado disse avaliar positivamente a indicação.
"Avalio positivamente alguém que reúne condições e tem os predicados para ser ministro do Supremo Tribunal Federal e essa é uma avaliação obviamente o colegiado do Senado Federal terá condições de fazer", afirmou.
Pacheco confirmou ter se encontrado com Zanin na noite de quarta-feira (31). Os ministros do Supremo Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre, também estiveram no compromisso, segundo a mídia.
A agenda oficial de Lula prevê uma reunião do presidente com Alcolumbre às 17h00, no Palácio do Planalto. A sabatina de Zanin deve ser pauta do encontro.
A agenda oficial de Lula prevê uma reunião do presidente com Alcolumbre às 17h00, no Palácio do Planalto. A sabatina de Zanin deve ser pauta do encontro.
A mídia recordou que o último ministro indicado ao STF teve um embate com Alcolumbre. André Mendonça, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou na geladeira durante meses até que o líder da CCJ agendasse a sua sabatina.