- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mídia: Lira deixa diálogo com Alexandre Padilha por se sentir comparado a Eduardo Cunha

© AFP 2023 / Evaristo SáO presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio da Silva (L), conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (C), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (R), durante cerimônia de certificação na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, 12 de dezembro de 2022
O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio da Silva (L), conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (C), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (R), durante cerimônia de certificação na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, 12 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2023
Nos siga no
As tensões entre Legislativo e Executivo ficaram evidentes nesta semana, e a articulação do governo Lula com deputados e senadores foi colocada em xeque.
Nos últimos dias foi notável a resistência do Congresso ao governo Lula, com MPs quase não sendo aprovadas, convocação de reuniões urgentes feitas pelo presidente e mais de um bilhão em emendas liberadas, em um esforço do Executivo para que não houvesse mais entraves.
Uma das figuras-chaves que capitaneia a resistência ao ser o porta-voz dos deputados é o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
No encontro entre Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para tentar melhorar a articulação entre Legislativo e Executivo, o presidente da Câmara se recusou a continuar o diálogo com o articulador político do governo porque sentiu que estava sendo comparado a Eduardo Cunha.
Nesse nível, Lira disse que não conversaria mais, de acordo com a coluna de Lauro Jardim em O Globo.
Plenário do Senado Federal durante continuação da 57ª sessão deliberativa ordinária, destinada à apreciação das Medidas Provisórias nºs 1.154 e 1.164, de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 01.06.2023
Notícias do Brasil
Após entraves no Congresso, Senado aprova MP que organiza ministérios do governo Lula
Ao mesmo tempo, Lira se recusou a se reunir com Lula, apesar dos dois terem se telefonado, conforme noticiado. Mas a negativa teve outro motivo: o líder da Câmara não gostou de ter sido convidado "pela imprensa" para a conversa a dois. E afirmou que, desta forma, não iria, diz o colunista.
O "convidado pela imprensa" aconteceu uma vez que, antes do convite oficial, em uma entrevista, o líder petista José Guimarães anunciou que Lula chamaria Lira para uma conversa no Palácio do Planalto.
Ao mesmo tempo, em um encontro entre o senador Eduardo Braga, Lula e Padilha no Planalto, para medir a força do governo na CPI do 8 de janeiro, o presidente da República teria sido surpreendido por um cenário de descontrole, em que os governistas não conseguiriam sequer eleger o presidente do colegiado, perdendo o comando para Lira.
Irritado, Lula questionou: "Como eu não soube disso, Padilha?", diz o colunista.
Na sexta-feira (4), Padilha rebateu críticas sobre seu desempenho como articulador do governo e afirmou que "aqui não há marinheiro de primeira viagem", segundo o G1.
De acordo com o ministro, o governo "sempre" vai trabalhar para melhorar a articulação.
"O que não muda é a disposição do diálogo para discutir com a base e a oposição a aprovação dos projetos prioritários. Esse é um governo que não cria conflitos, não cria guerra desnecessária, como era feito no governo anterior, e vai manter essa relação de muito respeito com o Congresso Nacional", declarou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала