Nicolás Maduro desembarca na Arábia Saudita
13:55 05.06.2023 (atualizado: 13:58 05.06.2023)
© AP Photo / Andre PennerO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acena ao chegar para a Cúpula Sul-Americana no palácio do Itamaraty em Brasília, Brasil, em 30 de maio de 2023. Maduro chegou na noite de domingo, 4 de junho de 2023
© AP Photo / Andre Penner
Nos siga no
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, chegou à Arábia Saudita nesta segunda-feira (5), enquanto o reino rico em petróleo se envolve em diversas frentes de seu novo formato de diplomacia.
Maduro foi recebido no aeroporto da cidade saudita de Jeddah, no mar Vermelho, pelo vice-governador da região de Meca, príncipe Badr bin Sultan, e outras autoridades, informou a agência de notícias estatal saudita SPA citada pela Reuters.
Estamos en Arabia Saudita para continuar con nuestra productiva Agenda de Trabajo Internacional, que avanza en el fortalecimiento de las relaciones bilaterales, de hermandad y respeto entre Venezuela y el mundo. pic.twitter.com/Lwky1WlyxW
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) June 4, 2023
Estamos na Arábia Saudita para dar continuidade à nossa produtiva Agenda de Trabalho Internacional, que avança no fortalecimento das relações bilaterais, da fraternidade e do respeito entre a Venezuela e o mundo.
A SPA não deu um motivo para a visita do líder venezuelano, mas Caracas buscou coordenação no passado com os sauditas sobre a queda dos preços do petróleo e as sanções dos Estados Unidos.
A chegada de Maduro ocorre um dia antes de o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, desembarcar em Riad para conversas com a liderança do país.
O líder venezuelano esteve no Brasil na semana passada para o encontro da Cúpula do Sul promovida pelo governo brasileiro. A ida de Maduro a Brasília e sua viagem ao país do Oriente Médio mostra que a Venezuela, apesar das sanções norte-americanas, mantém sua relevância na geopolítica.