- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Moscou sobre reação do Ocidente à destruição da barragem de Kakhovka: 'Vimos uma falsa partida'

© Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da RússiaA representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, na Rússia, em 17 de maio de 2023
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, participa de seu briefing semanal em Moscou, na Rússia, em 17 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.06.2023
Nos siga no
A reação dos países ocidentais ao bombardeio da barragem de Kakhovka é completamente previsível, afirmou a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, em entrevista à Rádio Sputnik.

"A reação do Ocidente é 100% previsível em todas essas situações. É um desejo constante de culpar a Rússia por tudo o que acontece, independentemente de isso acontecer de fato ou ser fruto da imaginação", disse ela.

Além disso, Zakharova observou que a campanha de informação para acusar Moscou do ataque à barragem e hidrelétrica de Kakhovka se tornou parte da guerra de informação do Ocidente contra a Rússia, cujo objetivo é aumentar o financiamento para Kiev.

"Em segundo lugar, isso é parte da guerra psicológica e de informação, é a prática de vincular tudo o que acontece dentro de seus países, fora deles, em torno de nosso país, à Rússia como um todo, a fim de manter uma atitude histérica em sua própria população nos países ocidentais", apontou.

"É preciso alocar grandes somas de dinheiro e, por isso, é necessário explicar à população por que essas somas estão sendo alocadas", disse ela.
Anteriormente, algumas mídias ocidentais acusaram imediatamente a Rússia de destruir a barragem de Kakhovka, mas foram forçados a mudar as manchetes e o conteúdo das notícias.

"Vimos uma falsa partida ontem [...] No início, os jornais ocidentais começaram a escrever manchetes acusatórias no estilo clássico, embora não tivessem nenhuma informação [oficial] no momento e tivessem muitas informações em contrário, confirmando as declarações que foram feitas depois pelo lado russo", sublinhou a representante oficial do MRE russo.

Por fim, Maria Zakharova destacou que a situação da hidrelétrica de Kakhovka deve ser alvo de uma investigação internacional.
Na manhã de terça-feira (6), a barragem da hidrelétrica de Kakhovka, na região russa de Kherson, no rio Dniepre, sofreu danos significativos. A destruição total da barragem poderia ter resultado em uma devastadora inundação, e potencialmente mataria milhares de civis.
Embora diversas barragens na Ucrânia tenham sido danificadas, desencadeando um fluxo descontrolado de água, a estrutura resistiu ao ataque.
O prefeito da cidade de Novaya Kakhovka, nomeado pela Rússia, Vladimir Leontiev, descreveu o incidente como um ato terrorista do regime de Kiev que pode causar uma desgraça ainda maior, contudo ainda não há necessidade de evacuar a região.
Tropas russas patrulham uma área na usina hidrelétrica de Kakhovka, uma usina a fio d'água no rio Dnieper, na região de Kherson, sul da Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2023
Panorama internacional
Verificação de fatos: quem atacou usina hidrelétrica de Kakhovka?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала