Galáxias mergulham em aglomerado e revelam 'rabo de fogo' mais longo já visto (FOTO)
© Foto / ESA/Hubble & NASA, H. EbelingAglomerado de galáxias com curiosidades cósmicas é flagrado na constelação Pictor
© Foto / ESA/Hubble & NASA, H. Ebeling
Nos siga no
Um grupo de galáxias deixou um grande rastro de gás superaquecido para trás ao entrar no aglomerado Coma, localizado a 340 milhões de anos-luz da Terra, informou a NASA.
De acordo com a agência espacial norte-americana, o "rabo de fogo" é o mais longo já visto em ocasiões desse tipo.
Estima-se que a cauda tenha 1,5 milhão de anos-luz de comprimento, equivalente a aproximadamente 15 vezes o diâmetro da Via Láctea.
Outro fator que chamou atenção foi sua velocidade, já que o grupo de galáxias está viajando a 4,8 milhões de quilômetros por hora.
© Foto / NASA/SAO/Univ. of Alabama/M. S. Mirakhor et al.Na imagem à esquerda, a visão de raios-X mostra o aglomerado Coma através do XMM-Newton da Agência Espacial Europeia, com o grupo NGC 4836 no canto inferior direito. Na imagem à direita, é possível observar a cabeça da cauda do grupo de galáxias em meio ao gás mais denso
Na imagem à esquerda, a visão de raios-X mostra o aglomerado Coma através do XMM-Newton da Agência Espacial Europeia, com o grupo NGC 4836 no canto inferior direito. Na imagem à direita, é possível observar a cabeça da cauda do grupo de galáxias em meio ao gás mais denso
Estes grupos de galáxias são compostos por até 50 galáxias unidas pela gravidade.
O grupo em questão, identificado pelo Observatório de Raios-X Chandra, é o NGC 4839.
Durante as análises, os especialistas notaram que o NGC 4839 está na borda do aglomerado e se move em direção ao centro, resultando na colisão do gás quente do grupo com o gás de Coma, formando uma grande cauda.