Japão, EUA e Filipinas realizarão reunião de segurança na próxima semana, reporta mídia
© AP Photo / Jason TarletonNesta foto divulgada pelo Comando Indo-Pacífico dos EUA, o grupo de ataque de porta-aviões do Reino Unido liderado pelo HMS Queen Elizabeth (R 08) e as Forças de Autodefesa Marítima do Japão lideradas pelo destróier de helicópteros da classe Hyuga (JMSDF) JS Ise (DDH 182 ) juntaram-se aos grupos de ataque de porta-aviões da Marinha dos EUA liderados pelos navios-chefe USS Ronald Reagan (CVN 76) e USS Carl Vinson (CVN 70) para conduzir várias operações de grupo de ataque de porta-aviões no mar das Filipinas, em 3 de outubro de 2021
© AP Photo / Jason Tarleton
Nos siga no
Segundo o jornal japonês The Mainichi, Tóquio, Washington e Manila discutirão as atividades da China na capital japonesa, em um encontro que foi organizado pelo Japão.
As principais autoridades de segurança do Japão, EUA e das Filipinas se reunirão na sexta-feira (16) na capital japonesa para abordar preocupações relacionadas com a China, escreveu no sábado (9) o jornal japonês The Mainichi.
O Japão será representado por Takeo Akiba, chefe da Secretaria de Segurança Nacional, os EUA serão representados por Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional americano, e as Filipinas serão representadas por Eduardo Ano, assessor de Segurança Nacional do país asiático, informou o jornal.
A iniciativa de criar esse formato para consultas entre os três países é do Japão. Seu principal objetivo é obter o apoio das Filipinas, que têm uma disputa territorial com a China no mar do Sul da China, o que, por sua vez, será um fator de dissuasão para Pequim.
O Japão também realizará uma reunião bilateral de segurança com os EUA para discutir, entre outras coisas, questões relacionadas aos cidadãos japoneses detidos à força na Coreia do Norte.
Os EUA têm promovido uma série de alianças e acordos com países na Ásia-Pacífico, que especialistas veem como uma tentativa de conter a China. Pequim tem advertido repetidamente que se opõe à formação de uma "OTAN asiática".