- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder supremo do Irã: Ocidente não nos poderia impedir de construir armas nucleares se quiséssemos

© AP Photo / Mídia AssociadaO líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano)
O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, fala em reunião com grupo de estudantes, em Teerã, no Irã, em 19 de outubro de 2022 (foto divulgada pelo site oficial do escritório do líder supremo iraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 11.06.2023
Nos siga no
Ali Khamenei se pronunciou relativamente ao suposto programa nuclear do Irã, sobre o qual foi assinado um acordo em 2015.
O Ocidente não poderia impedir o Irã de construir armas nucleares se Teerã quisesse seguir tal programa, disse no domingo (11) o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã.
"As conversas sobre as armas nucleares de Teerã são uma mentira e eles [os países ocidentais] sabem disso. Não queremos armas nucleares devido às nossas crenças religiosas. Caso contrário, eles não teriam sido capazes de impedi-lo", apontou ele, citado pela agência britânica Reuters.
As declarações vêm em meio às tensões em torno do suposto programa nuclear do país. Teerã sublinha que o projeto nuclear do Irã tem como objetivo a produção de eletricidade no país.
Soldados iranianos em instalação nuclear em Natanz - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Panorama internacional
Irã estaria construindo instalação nuclear subterrânea fora do alcance das bombas dos EUA
Em 2015, a Alemanha, a China, os EUA, a França, o Irã, o Reino Unido e a Rússia, assinaram o Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), que determinou o cancelamento de algumas das sanções contra o Irã em troca da limitação do programa nuclear pelos iranianos. No entanto, após a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA (2017-2021), ele retirou Washington do acordo e voltou a impor as restrições em 2018, alegando supostas violações iranianas do acordo.
Isso, por sua vez, levou o Irã a se afastar gradualmente dos termos do acordo a partir de 2019. O acordo nuclear tem estado em um limbo desde então, apesar das tentativas de o restabelecer. Os países ocidentais relacionam frequentemente a questão nuclear com os mísseis de longo alcance do Irã, enquanto Teerã exige garantias de que os EUA não se retirarão de um novo acordo nuclear caso o voltem a integrar.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала