- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN não está preparada para conflito com Rússia, diz general britânico aposentado

© AFP 2023 / CLAUS FISKER / SCANPIX DENMARKSoldados da Marinha do Reino Unido mostram métodos de combate durante exercícios da OTAN
Soldados da Marinha do Reino Unido mostram métodos de combate durante exercícios da OTAN - Sputnik Brasil, 1920, 14.06.2023
Nos siga no
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não está preparada para um conflito com a Rússia, disse à revista Newsweek o general britânico aposentado Richard Shirreff, ex-vice-comandante das forças da aliança na Europa.

"Se eu estou confiante de que a OTAN será realmente capaz de gerar forças convencionais prontas para uma guerra convencional com a Rússia? Não, não estou", admite o general.

Shirreff apontou que a aliança falhou na dissuasão e perdeu a oportunidade de se fortalecer depois que a Crimeia se uniu à Rússia em 2014.

"Há uma grande guerra em andamento no Leste Europeu. É uma guerra terrestre e uma guerra aérea e, portanto, é preciso investir no ar e em terra, e isso não tem sido feito. No ano passado, na cúpula de Madri, [o secretário-geral da Aliança] Jens Stoltenberg anunciou que a OTAN aumentaria suas forças de prontidão muito alta para 300.000 – isso simplesmente não aconteceu."

Caça Su-27 - Sputnik Brasil, 1920, 13.06.2023
Panorama internacional
Especialista militar britânico destaca lacunas críticas na contraofensiva da Ucrânia
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia apontou anteriormente que os Estados Unidos e a OTAN estão diretamente envolvidos no conflito na Ucrânia, não apenas fornecendo armas, mas também treinando pessoal no Reino Unido, Alemanha, Itália e outros países.
O presidente Vladimir Putin disse durante a Parada do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio, que uma guerra foi desencadeada contra a Rússia novamente.
Ele lembrou que o país havia repelido o terrorismo internacional, portanto, será capaz de proteger também os residentes da região de Donbass e garantir sua própria segurança.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала