- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

MRE iraniano celebra 120 anos de diplomacia Irã-Brasil e cita 'determinação para ampliar relação'

© AP Photo / Kirill KudryavtsevO ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, durante entrevista coletiva em Moscou, na Rússia, em 6 de outubro de 2021
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, durante entrevista coletiva em Moscou, na Rússia, em 6 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Nos siga no
O chefe da diplomacia iraniana ressaltou em sua conta em rede social a determinação e disposição de Teerã em ampliar ainda mais as relações entre os dois países, visando aumentar contatos e novas iniciativas.
Neste sábado (17), o Ministério das Relações Exteriores do Irã, através do chefe da pasta Hossein Amirabdollahian, celebrou 120º aniversário das relações diplomáticas entre o Irã e o Brasil.
Parabenizo o 120º aniversário das relações diplomáticas entre o Irã e o Brasil. Além das mais sinceras felicitações ao colega, ao final da viagem do presidente Raisi a três países latino-americanos, ressalto a determinação e disposição de Teerã em ampliar ainda mais as relações entre os dois países, aumentar contatos e novas iniciativas.
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, encerrou nesta semana uma turnê pela América Latina, durante a qual passou por três países: Venezuela, Nicarágua e Cuba. A escolha das paradas foi expressiva, visto que o mandatário escolheu três países que são desafetos dos norte-americanos na região.
Nesta foto divulgada pelo site oficial do gabinete da Presidência iraniana, o presidente Ebrahim Raisi fala durante uma reunião de gabinete em Teerã, Irã - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Panorama internacional
Irã destaca laços estratégicos com países latino-americanos contra hegemonia global
Quando chegou à Venezuela, Raisi disse que esses países são "amigos com inimigos em comum", se referindo aos Estados Unidos, segundo a Folha de São Paulo.
No começo do ano, o atracamento de navios iranianos no Brasil foi motivo de grande polêmica, envolvendo até políticos norte-americanos que pediram sanções contra Brasília.
No entanto, Celso Amorim, assessor especial para presidência sobre Assuntos Estrangeiros disse na época que Teerã não era inimigo do país e que o Brasil é um Estado soberano, o qual deve decidir por si próprio quais navios atracam ou não em seu território.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала