Kiev diz que a única maneira de acabar com o conflito não é uma trégua, mas o reforço do Exército
© AP Photo / Nicolae DumitracheConselheiro do chefe do gabinete do presidente da Ucrânia Mikhail Podolyak fala durante uma entrevista com a Associated Press em Kiev, Ucrânia, 28 de setembro de 2022.
© AP Photo / Nicolae Dumitrache
Nos siga no
O conselheiro do chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Mikhail Podolyak, disse em seu Twitter que a única maneira de encerrar o conflito com a Rússia é Kiev maximizar suas capacidades militares e "recuperar os territórios".
"Nenhuma trégua, que os 'pacificadores' de jaleco branco estão tão ansiosos por conseguir, pode trazer a paz. [...] A única maneira de acabar com a guerra é por meio do retorno do respeito à lei internacional. Isso inclui: maximizar as capacidades militares da Ucrânia e o isolamento econômico e político da Rússia", tuitou Podolyak.
O resultado desses passos, segundo ele, deve ser o "retorno dos territórios".
O presidente ucraniano Vladimir Zelensky, falando na cúpula do G20 na Indonésia em meados de novembro de 2022, propôs uma "fórmula de dez pontos para restaurar a paz na Ucrânia" que inclui, em particular, a recuperação da integridade territorial do país, a retirada das tropas russas e a restauração da justiça.
Moscou tem indicado repetidamente que está pronta para as negociações, mas Kiev legislou uma proibição das mesmas.