- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Lockheed Martin está pronta para treinar ucranianos para pilotar F-16 quando OTAN chegar a acordo

CC0 / Sargento técnico Kevin J. Gruenwald, Força Aérea dos EUA / Um par de F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA
Um par de F-16 Fighting Falcons da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Nos siga no
A empresa de defesa norte-americana Lockheed Martin está pronta para treinar ucranianos para voar e manter os F-16 se os aliados da OTAN concordarem em enviar esses caças para Kiev, disse na segunda-feira (19) Frank St. John, diretor de operações do fabricante de defesa, ao jornal Financial Times.

"Estamos de prevenção, prontos não só para satisfazer a necessidade, quando surgir, de novas construções de F-16, mas também para quaisquer modificações nos F-16, bem como treinamento, equipamentos e sistemas", disse St. John, citado pelo Financial Times, acrescentando que uma decisão sobre isso só seria tomada após discussões entre a Ucrânia, os EUA e seus aliados da OTAN.

A Lockheed Martin também pode considerar estabelecer uma base na Ucrânia ou perto de seu território depois que o conflito terminar, disse o funcionário da empresa.

"Quando essas hostilidades terminarem, terá que haver uma presença sustentada para treinamento e manutenção e, assim, o lugar lógico seria que isso estivesse dentro e ao redor da Ucrânia", acrescentou St. John.

Na semana passada, o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse que o momento da entrega de caças F-16 para a Ucrânia dependerá do progresso no treinamento de pilotos ucranianos.
Na quinta-feira (15), o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, Mark Milley, disse que é prematuro falar sobre os termos específicos de entrega à Ucrânia de caças F-16 ou outras aeronaves modernas para operações de combate.
Por sua vez, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
Caças F-16V da Força Aérea de Taiwan durante exercícios de combate, no dia 5 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2023
Operação militar especial russa
OTAN pode entregar caças F-16 usados para a Ucrânia, segundo mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала