Misteriosos pilones de armas são avistados em caças MiG-29 da Ucrânia (FOTOS)
08:34 21.06.2023 (atualizado: 11:37 21.06.2023)
© AP Photo / Efrem LukatskyCaça ucraniano MiG-29 estaciona na base aérea de Vasilkov perto de Kiev, Ucrânia, 23 de novembro de 2016
© AP Photo / Efrem Lukatsky
Nos siga no
Uma foto divulgada pela Força Aérea ucraniana nas redes sociais acabou revelando um pilone de armas incomum.
Como é citado pelo portal The Drive, a aeronave surge voando com um possível novo sistema de pilone sob a asa, criando um grande mistério e levantando uma série de questões sobre as adaptações realizadas para que a aeronave possa transportar novas armas ocidentais.
O portal ressalta o fato de a foto ter sido amplamente divulgada pela Força Aérea ucraniana, algo incomum, o que pode indicar que Kiev possa estar satisfeita e feliz em exibir sua nova capacidade.
© Foto / Força Aérea da UcrâniaCaça MiG-29 da Força Aérea ucraniana com novos pilones
Caça MiG-29 da Força Aérea ucraniana com novos pilones
© Foto / Força Aérea da Ucrânia
Na foto, é possível observar um caça MiG-29 com seis pilones sob as asas, mas sem armamentos anexados a eles, bem como um tanque de combustível na linha central da aeronave.
Contudo, dois pilones chamaram a atenção por sua aparência incomum, localizados próximos das nacelas do motor.
O portal observa que estes pilones geralmente são usados por trilhos lançadores AKU-470, que podem acomodar um míssil ar-ar R-27R, dotado de orientação de radar semiativa.
© Foto / Força Aérea da UcrâniaCaça MiG-29 da Força Aérea ucraniana com novos pilones
Caça MiG-29 da Força Aérea ucraniana com novos pilones
© Foto / Força Aérea da Ucrânia
Há diversas especulações em torno dos incomuns pilones observados, inclusive a hipótese de a aeronave estar utilizando um emissor de guerra eletrônica ou detector passivo de frequência de rádio.
Apesar das especulações, em geral a imagem sugere que um novo tipo de arma lançada pelo ar foi implantado no MiG-29 ou ele incorpora um subsistema de combate.
Vale destacar que um grande número de mísseis já foi fornecido ao regime de Kiev pelo Ocidente, incluindo o míssil antiblindagem Brimstone, o míssil antinavio Harpoon e o míssil ar-terra Hellfire.