- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula diz que precisa se informar mais sobre 'tamanho da rebelião na Rússia' para declarar algo

© Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert / CC BY 2.0Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista, 24 de junho de 2023
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista, 24 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2023
Nos siga no
Presidente deixa França hoje (24) após agenda corrida com muitos compromissos, que não lhe possibilitaram entender melhor a situação interna na Rússia. A chancelaria brasileira disse aguardar informações da embaixada de Moscou.
Neste sábado (24), Luiz Inácio Lula da Silva realizou uma coletiva de imprensa em Paris antes de voltar ao Brasil. Sobre a atual situação interna na Rússia com a rebelião armada, o mandatário disse que precisa se informar melhor antes de emitir qualquer opinião.
"Eu não sei o tamanho da rebelião. Eu vou conversar com muita gente a respeito dessa chamada rebelião", afirmou Lula, no hotel onde se hospedou em Paris.
De acordo com o Estadão, o presidente foi questionado de forma insistente por jornalistas brasileiros e franceses sobre o tema, mas disse que não iria se precipitar.

"Lamentavelmente não posso falar porque não tenho as informações necessárias. Quando eu chegar ao Brasil e me informar sobre o que aconteceu posso falar, agora ouvi dizer, não tenho informação. Pretendo não falar de uma coisa tão sensível sem ter as informações necessárias", disse Lula citado pelo jornal.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou à mìdia que Lula ainda aguarda informações da embaixada em Moscou, antes de fazer contatos diretos com o governo russo.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, responde a jornalistas na cúpula da União Econômica Euroasiática (UEE) em Bishkek, Quirguistão, 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2023
Panorama internacional
Confira na íntegra o discurso de Putin sobre rebelião armada do Grupo Wagner (VÍDEO)
Também durante a coletiva de imprensa, sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, o petista disse que entende a preocupação dos europeus uma vez que estão "perto" e o Brasil "tem um oceano de distância", mas acrescentou que o cessar-fogo "só vai acontecer quando os dois combatentes chegarem à conclusão de que é preciso ter paz. [...] Espero que logo os Estados Unidos estejam querendo isso, e aí vai ficar mais fácil encontrar a paz", segundo o jornal O Globo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала