- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em discurso ao parlamento, Zelensky insta OTAN a 'não temer Rússia' sobre adesão da Ucrânia

© AP Photo / Mídia AssociadaO presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (ao centro), e legisladores fazem um minuto de silêncio em homenagem aos soldados mortos durante combates com as tropas russas, enquanto visita uma sessão do parlamento ucraniano. Kiev, Ucrânia, 28 de junho de 2023
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky (ao centro), e legisladores fazem um minuto de silêncio em homenagem aos soldados mortos durante combates com as tropas russas, enquanto visita uma sessão do parlamento ucraniano. Kiev, Ucrânia, 28 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2023
Nos siga no
Presidente acredita que suas tropas estão mostrando que "não vale a pena ter medo" da Rússia, entretanto, contraofensiva ucraniana anda em marcha lenta e ritmo "não desejado" como declarado pelo próprio Zelensky.
Em discurso ao parlamento no Dia da Constituição da Ucrânia nesta quarta-feira (28), Vladimir Zelenksy disse que os países da OTAN devem parar de se preocupar com possíveis reações do Kremlin e do líder russo, Vladimir Putin, ao considerarem deixar a Ucrânia entrar na aliança militar, prevendo que suas forças prevalecerão contra a operação russa.

"Alguns países e alguns líderes mundiais, infelizmente, ainda olham por cima do ombro para a Rússia enquanto tomam decisões. Os ucranianos estão provando que não vale a pena ter medo da Rússia", afirmou o líder citado pela Bloomberg.

Segundo a mídia, o presidente delineou uma visão estratégica para a Ucrânia de se juntar à OTAN e à União Europeia como uma nação moderna e digitalizada, sem forças russas em seu território.
Jens Stoltenberg, secretário-geral da OTAN, participa de coletiva de imprensa com Olaf Scholz, chanceler alemão, após reunião na Chancelaria em Berlim, Alemanha, 19 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.06.2023
Panorama internacional
Stoltenberg: arsenais da OTAN se esvaziaram devido ao apoio à Ucrânia
Ele também expressou que Kiev acabará triunfando em uma vitória que trará paz e segurança às nações da ex-União Soviética, incluindo Moldávia, Geórgia e Belarus. Ao mesmo tempo, Zelensky sinalizou que continua contrário a qualquer plano de paz que congele ganhos territoriais feitos pela Rússia.
"A Ucrânia não concordará com nenhuma das variantes para um conflito congelado", afirmou.
Apesar da retórica otimista do líder, a contraofensiva ucraniana não está saindo como esperado e se encontra em ritmo mais lento "do que o desejado", como o próprio Zelensky classificou na semana passada.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала