Sul-coreanos ficam rejuvenescidos com nova contagem de idade entrando em vigor
© AP Photo / Lee Jin-manBandeiras nacionais sul-coreanas hasteadas a meia haste no complexo governamental em Seul, Coreia do Sul, no domingo, 30 de outubro de 2022. Uma massa de jovens, em sua maioria, celebrando as festividades do Halloween em Seul, ficou presa e esmagada quando a multidão se precipitou em um beco estreito, matando dezenas de pessoas e ferindo dezenas de outras no pior desastre da Coreia do Sul em anos.
© AP Photo / Lee Jin-man
Nos siga no
Após a introdução de uma lei que cancelou o modo tradicional de contar a idade na Coreia do Sul, os sul-coreanos "rejuvenescidos" enfrentam dificuldades em vários aspetos do cotidiano que foram afetados por esta decisão, segundo a Reuters.
"Os sul-coreanos ficaram um ou dois anos mais jovens na quarta-feira [28], com a entrada em vigor de novas leis que exigem o uso apenas do método internacional de contagem de idade, substituindo o método tradicional do país", escreve o artigo.
De acordo com o sistema de idade habitualmente usado na vida cotidiana dos sul-coreanos, considera-se que as pessoas têm um ano de idade ao nascer e um ano é acrescentado a cada 1º de janeiro.
Desde o início da década de 1960, o país tem usado a norma internacional de calcular a partir do zero no nascimento e acrescentar um ano a cada aniversário para documentos médicos e legais. Mas muitos sul-coreanos continuaram a usar o método tradicional para tudo o resto.
Em dezembro de 2022, a Coreia do Sul aprovou uma lei para eliminar o método tradicional e adotar totalmente o padrão internacional.
"Esperamos que as disputas legais, as reclamações e a confusão social causadas pela forma de calcular as idades sejam bastante reduzidas", disse o ministro de Legislação do Governo, Lee Wan-kyu, em uma coletiva de imprensa na segunda-feira (26).
A Reuters cita uma pesquisa do governo realizada em setembro de 2022 que diz que 86% dos sul-coreanos disseram que usariam a idade internacional em sua vida cotidiana quando as novas leis entrassem em vigor.
"Eu estava prestes a completar 30 anos no próximo ano [de acordo com o sistema de idade tradicional coreano], mas agora tenho mais algum tempo ganho e adoro isso. É ótimo sentir que estou ficando mais jovem", disse Choi Hyun-ji, 27 anos, funcionário de escritório em Seul.
Existe outro sistema de idade na Coreia do Sul para o alistamento, ingresso na escola e cálculo da idade legal para beber álcool e fumar: a idade de uma pessoa é calculada a partir do zero no nascimento e um ano é adicionado em 1º de janeiro.
As autoridades disseram que esse método permanecerá por enquanto, informa a agência Reuters.