Chanceler britânico quer ver o Brasil no Conselho de Segurança da ONU
© AP Photo / Mary AltafferDiretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Mariano Grossi, fala por vídeo ao Conselho de Segurança das Nações Unidas durante reunião sobre ameaças à paz e segurança internacionais, 11 de agosto de 2022
© AP Photo / Mary Altaffer
Nos siga no
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, considera a reforma do Conselho de Segurança da ONU, inclusive com o convite do Brasil, como uma de suas prioridades políticas.
"Eu tenho cinco prioridades transnacionais. Primeiro, a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Nós queremos ver a representação permanente da África e a adesão alargada à Índia, Brasil, Alemanha e Japão", disse Cleverly hoje (29).
O anúncio foi feito em uma conferência no think tank Chatham House em Londres, onde Cleverly apelou a um sistema multilateral revigorado.
Cleverly também identificou como suas prioridades a reforma das instituições financeiras internacionais, a sustentabilidade das finanças públicas em países de baixa e média renda, o desenvolvimento do livre comércio internacional e da inteligência artificial.
Atualmente, há cinco membros permanentes do Conselho Permanente – Reino Unido, China, França, Rússia e Estados Unidos, representando as nações vencedoras da Segunda Guerra Mundial, que têm o poder de vetar resoluções – e dez outros membros eleitos em uma base rotativa.