- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Noruega transfere 1.000 novos drones Black Hornet à Ucrânia

© Sputnik / Aleksandr VilfEdifício Grand Hotel em Oslo, Noruega
Edifício Grand Hotel em Oslo, Noruega - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Nos siga no
O governo norueguês decidiu transferir para a Ucrânia mil novos conjuntos de veículos aéreos não tripulados, informou o Ministério da Defesa do reino nesta quarta-feira (12).

"A Ucrânia está muito satisfeita com as entregas norueguesas anteriores deste drone de reconhecimento, que foi desenvolvido em cooperação entre as Forças Armadas da Noruega e o Instituto Norueguês de Pesquisa de Defesa. O drone, chamado Black Hornet, é produzido na Noruega e agora fornecemos à Ucrânia mil novos conjuntos de drones", disse o ministro da Defesa, Bjorn Arild Gram, cujas palavras são citadas na mensagem.

Nota-se que as autoridades ucranianas solicitaram a transferência desse equipamento para utilização em conflitos armados.

"O drone norueguês, desenvolvido pela Teledyne FLIR, é líder de mercado mundial. É usado em vários países aliados, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. O drone é usado para reconhecimento e identificação de alvos", esclareceu o Ministério da Defesa norueguês.

De acordo com comunicado da pasta da Defesa norueguesa, os drones são fáceis de gerenciar, resistentes a influências externas, difíceis de detectar e particularmente adequados para a guerra urbana.
Por sua vez, a Rússia enviou uma nota aos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre o fornecimento de armas à Ucrânia. O chanceler russo, Sergei Lavrov, observou que qualquer carga que contenha armas para a Ucrânia se tornará um alvo legítimo para a Rússia.
O Ministério das Relações Exteriores russo afirmou que os países da OTAN "estão brincando com fogo" ao fornecerem armas à Ucrânia. O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, observou que o bombeamento da Ucrânia com armas pelo Ocidente não contribui para o sucesso das negociações entre a Rússia e a Ucrânia e terá um efeito negativo.
Artilheiros ucranianos do batalhão Aidar usam projéteis de artilharia em uma posição de vanguarda perto de Artyomovsk (Bakhmut, em ucraniano), 22 de abril de 2023, em meio à operação militar especial da Rússia na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 15.06.2023
Operação militar especial russa
Noruega e Dinamarca acordam entrega de 9.000 projéteis de artilharia para a Ucrânia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала