Registro inédito revela nascimento de 50 novas estrelas a 390 anos-luz da Terra (FOTO)
© Foto / Robert FesenNebulosa Pa 30, que provavelmente resultou da colisão de duas estrelas moribundas, ocorrida há aproximadamente 850 anos
© Foto / Robert Fesen
Nos siga no
Comemorando o primeiro ano de registros do Telescópio Espacial James Webb, a NASA divulgou uma imagem revelando o complexo de nuvens interestelares Rho Ophiuchi.
A região é considerada relativamente calma, e está localizada a aproximadamente 390 anos-luz da Terra.
A nova imagem mostra uma região contendo aproximadamente 50 estrelas jovens, todas semelhantes em massa ao Sol ou menores.
As áreas mais escuras são as mais densas, onde a poeira espessa envolve protoestrelas em formação.
Além disso, a imagem revela jatos de explosões, que podem ser vistos cruzando a fotografia e em impacto com o gás envolvente interstelar, iluminando o hidrogênio molecular, mostrado em vermelho.
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScIComemorando o primeiro ano de registros do Telescópio Espacial James Webb, a NASA divulgou uma imagem revelando o complexo de nuvens interestelares Rho Ophiuchi
Comemorando o primeiro ano de registros do Telescópio Espacial James Webb, a NASA divulgou uma imagem revelando o complexo de nuvens interestelares Rho Ophiuchi
© Foto / NASA, ESA, CSA, STScI
Algumas das estrelas mostram um rastro de sombras de discos, que podem dar origem a futuros sistemas planetários.
De acordo com a NASA, a estrela mais pesada da imagem foi batizada de estrela S1, que aparece no centro de uma "caverna" brilhante saindo com os seus ventos estelares na metade inferior da imagem.
A foto do complexo Rho Ophiuchi mostra texturas ricas, detalhes e contrastes, permitindo testemunhar um breve período do ciclo de vida estelar com maior clareza.