- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Washington discute fornecimento de mísseis de longo alcance ATACMS para Kiev, diz mídia

© AP Photo / Ministério da Defesa da Coreia do SulMilitares da Coreia do Sul lançam ATACMS durante exercício militar em local não revelado da Coreia do Sul, em 24 de março de 2022
Militares da Coreia do Sul lançam ATACMS durante exercício militar em local não revelado da Coreia do Sul, em 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Nos siga no
Autoridades da Casa Branca estão discutindo secretamente a possibilidade de entregar a Kiev mísseis de longo alcance ATACMS, reservados para operações dos EUA em outras regiões, informou o The New York Times citando fontes.

"Dois funcionários americanos e um funcionário europeu descreveram debates secretos dentro da administração Biden sobre se devem enviar [à Ucrânia] pelo menos alguns mísseis guiados da classe terra-terra que estão reservados para outras ameaças à segurança", observa o artigo.

Trata-se de mísseis táticos ATACMS, capazes de atingir alvos no território da Crimeia. Afirma-se que Kiev "está há muito tempo ansioso por obter" tais armas, mas o Pentágono acredita que a Ucrânia "não precisa delas agora".
Aponta-se também que o alcance desses mísseis é de cerca de 305 quilômetros, o que é cerca de 64 quilômetros mais que o dos mísseis Storm Shadow, que são fornecidos a Kiev pela França e pelo Reino Unido.
De acordo com a publicação, representantes dos militares dos EUA alertaram que seu arsenal de mísseis de longo alcance ATACMS é relativamente pequeno. Esses mísseis são usados em outras áreas, incluindo a península coreana, e por isso sua transferência para a Ucrânia comprometeria a prontidão de combate dos EUA em outras regiões.
Anteriormente, Washington anunciou por mais de uma vez, em resposta aos pedidos para entregar à Ucrânia mísseis ATACMS de longo alcance, que tais entregas permitiriam ataques contra o interior da Rússia, o que a administração dos EUA não quer categoricamente.
Míssil MBDA Storm Shadow/Scalp (no fundo) no Show Aéreo Farnborough, a sudoeste de Londres, Inglaterra, Reino Unido, 17 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Panorama internacional
França decide fornecer à Ucrânia mísseis de longo alcance para apoiar a ofensiva, diz Macron
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала