- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Casa Branca diz que vai permitir que aliados europeus treinem pilotos ucranianos em F-16

© AP Photo / Armando FrancaCaças F-16 da Força Aérea dos EUA voam durante celebrações do 100º aniversário do primeiro sobrevoo do Atlântico do Sul, junto do rio Tejo, Lisboa, Portugal, 3 de abril de 2022
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA voam durante celebrações do 100º aniversário do primeiro sobrevoo do Atlântico do Sul, junto do rio Tejo, Lisboa, Portugal, 3 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2023
Nos siga no
Os Estados Unidos vão permitir que seus parceiros europeus comecem a treinar pilotos ucranianos para pilotar caças F-16 e fornecer as ferramentas necessárias para esse fim, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, neste domingo (16).
No início da semana, o Politico informou que os países europeus ainda aguardavam a aprovação dos EUA para começar a treinar ucranianos em F-16 norte-americanos.

"O presidente [dos EUA Joe Biden] deu luz verde e nós autorizaremos, permitiremos, apoiaremos, facilitaremos e de fato forneceremos as ferramentas necessárias para que os ucranianos comecem a ser treinados nos F-16 assim que os europeus estiverem preparados", disse Sullivan disse à CNN.

Washington vai cumprir "qualquer cronograma que nossos parceiros europeus precisem" para ajudar o programa de treinamento de pilotos a começar, acrescentou Sullivan.
Uma coalizão de 11 países europeus, incluindo Dinamarca e Países Baixos, concordou formalmente na cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Vilnius, na Lituânia, em treinar pilotos ucranianos para pilotar caças F-16.
De acordo com o Politico, o programa de treinamento deve ser lançado na Dinamarca e na Romênia. O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, disse em junho que a aliança estava planejando começar o treinamento neste verão (Hemisfério Norte).
O diretor do Estado-Maior Conjunto do Pentágono para Operações, tenente-general Douglas Sims II, disse na quinta-feira (13) que as condições no campo de batalha na Ucrânia não eram "ideais" para o uso de caças F-16, uma vez que a Rússia continua a possuir capacidades de defesa aérea.
Caças F-16 da Força Aérea dos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2023
EUA posicionam caças F-16 em torno da região estratégica do estreito de Ormuz
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала