Rússia acaba com garantias de segurança de navegação no corredor humanitário do mar Negro
08:33 17.07.2023 (atualizado: 10:05 17.07.2023)
© Sputnik / Vitaly TimkivBaía de Tsemess no mar Negro, Rússia, foto publicada em 11 de outubro de 2022

© Sputnik / Vitaly Timkiv
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou o fim das garantias de segurança no corredor humanitário do mar Negro.
Em uma situação de sabotagens contínuas, a Iniciativa do Mar Negro perde o sentido, afirmou o MRE russo.
"Nestas condições de aberta sabotagem da implementação dos acordos de Istambul, o prosseguimento da Iniciativa do Mar Negro que não cumpriu o seu propósito humanitário perde o sentido", informou o ministério.
O MRE russo enfatizou que, se o Ocidente realmente valoriza a Iniciativa do Mar Negro, deve pensar em cumprir suas obrigações e isentar realmente das sanções os fertilizantes e produtos alimentícios russos, tal como o acordo previa.
"Apenas obtendo resultados concretos, e não promessas e garantias, a Rússia estará pronta para considerar a retomada do acordo", adicionou.
A Iniciativa do Mar Negro termina a partir do dia 18 de julho de 2023.
"A retirada das garantias de segurança de navegação por parte da Rússia significa o fim do corredor humanitário, a restauração do regime de área temporariamente perigosa no noroeste do mar Negro e a dissolução do Centro de Coordenação Conjunto em Istambul. Sem a participação da Rússia, a Iniciativa do Mar Negro deixará de funcionar a partir do 18 de julho", comunicou.