DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Nova espécie de dinossauro de 150 milhões de anos, a maior do tipo, é descoberta na Espanha (IMAGEM)

© iStock.com / MR1805Ilustração do artista de um dinossauro do ornithopod
Ilustração do artista de um dinossauro do ornithopod - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2023
Nos siga no
Paleontólogos descobriram na Espanha uma nova espécie de dinossauro que viveu cerca de 150 milhões de anos atrás que dizem ser a maior de seu tipo. Ele foi nomeado em homenagem ao famoso cineasta hispano-mexicano Luis Buñuel, relata a revista Newsweek.
Os fósseis que os autores usaram para identificar a nova espécie foram encontrados durante escavações no sítio de Barrihonda-El Humero, localizado na província de Teruel, na região de Aragão, leste da Espanha.
A criatura anteriormente desconhecida, que foi nomeada Oblitosaurus bunnueli, é um tipo de ornitópode, um grupo de animais herbívoros que foram uma das linhagens de dinossauros mais bem-sucedidas e duradouras.
Os ornitópodes floresceram por um vasto período de tempo, de mais de 200 milhões de anos a cerca de 66 milhões de anos atrás.
Uma equipe da Fundação Paleontológica Conjunta Teruel-Dinópolis, na Espanha, descreveu o novo dinossauro, que também representa um novo gênero (grupo de espécies), em um artigo publicado na Zoological Journal of the Linnean Society em 18 de julho.
De acordo com autores do estudo, o ornitópode recém-identificado pode ter atingido um comprimento de cerca de sete metros. Os pesquisadores disseram que é o maior ornitópode da Europa datado do Período Jurássico.
O tamanho do Oblitosaurus é excepcionalmente grande para um dinossauro desse período geológico, disseram os pesquisadores. Na verdade, suas dimensões se assemelham mais às dos ornitópodes "mais modernos" de cerca de 125 milhões de anos atrás.
© Foto / Daniel Ayala/Fundação Conjunto Paleontológico de Teruel-DinópolisOblitosaurus bunnueli e seus fósseis. Desenho realizado por Daniel Ayala da Fundação Dinópolis
Oblitosaurus bunnueli e seus fósseis. Desenho realizado por Daniel Ayala da Fundação Dinópolis - Sputnik Brasil, 1920, 20.07.2023
Oblitosaurus bunnueli e seus fósseis. Desenho realizado por Daniel Ayala da Fundação Dinópolis
Paleontólogos descobriram os restos, que incluem um fêmur, fíbula e dentes, entre outros ossos, em sedimentos datados de cerca de 150-145 milhões de anos atrás.

"A presença de características únicas presentes nos fósseis de ossos estudados, diferentes dos de outros dinossauros semelhantes, nos permitiu definir este novo gênero e esta nova espécie de dinossauro ornitópode", disse o autor principal do estudo Sergio Sánchez Fenollosa em um comunicado.

O nome faz referência ao fato de que fósseis de ornitópodes no local de Barrihonda-El Humero passaram despercebidos até hoje, ofuscados por descobertas anteriores. Estas incluem o maior dinossauro do grupo dos saurópodes descrito até à data na Europa, bem como a espécie de estegossauro Dacentrurus armatus.
Uma espécie extinta de preguiça gigante conhecida Glossotherium phoenesis - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2023
Ciência e sociedade
Pingentes antigos sugerem que seres humanos chegaram às Américas mais cedo do que se pensava (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала