- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

ONU está ciente de relatos sobre uso de bombas de fragmentação na Ucrânia: 'Não devem ser usadas'

© Christopher Okula/Força Aérea dos EUA Folheto com as bombas do B-52
Folheto com as bombas do B-52 - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2023
Nos siga no
A ONU está ciente dos relatos de que a Ucrânia começou a disparar munições cluster (ou de fragmentação) fornecidas pelos EUA e acredita que elas não devem ser usadas, disse o porta-voz Stéphane Dujarric, nesta sexta-feira (21).
As armas foram expressamente projetadas para causar perda indiscriminada de vidas humanas e ferimentos hediondos em uma ampla área, independentemente de quem ou o que está sendo visado.

"Vimos esses relatos, que são muito preocupantes e, como dissemos antes, esses tipos de munições devem ser consignados à história e não devem ser usados", disse Dujarric em um briefing.

No dia 7 de julho, os EUA revelaram um novo pacote de assistência militar para a Ucrânia, que incluía munições de fragmentação. A medida foi amplamente criticada por ativistas de direitos humanos e contestada por alguns legisladores norte-americanos. No dia 16 de julho, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a Rússia tinha o direito de usar armas semelhantes, que tem em estoque, caso esse tipo de armamento fosse usado contra suas forças.
As munições de fragmentação que os EUA forneceram à Ucrânia já foram implantadas em campo, confirmou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, na quinta-feira (20). Os ucranianos têm utilizado a munição de fragmentação de forma adequada e eficaz, disse Kirby.
As munições de fragmentação são proibidas pela Coalizão Contra Munições de Fragmentação, à qual aderiram 123 países. Os EUA, Ucrânia, Rússia, China, Índia, Paquistão, Israel e Coreia do Sul estão entre os países que não assinaram a convenção.
Trabalhador da fábrica Spreewerk Luebben Mirko Kossatz desmantela cartuchos de munições de fragmentação, Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 11.07.2023
Panorama internacional
'Hipocrisia extrema': EUA usam Kiev para limpar o estoque de bombas de fragmentação banidas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала