Inteligência alemã tem problema de segurança, dificultando recrutamento de agentes, revela mídia
© AP Photo / Matthias SchraderSoldado alemão na base aérea da Bundeswehr em Renania-Palatinado, 2017
© AP Photo / Matthias Schrader
Nos siga no
O Serviço de Contrainteligência Militar da Alemanha (MAD, na sigla em alemão), que faz parte das Forças Armadas alemãs, a Bundeswehr, não consegue lidar com o número crescente de verificações do pessoal do Exército para detectar inimigos do Estado, relata o jornal Bild.
Até o final de maio, 69.687 dos 253.000 arquivos pessoais de funcionários e militares da Bundeswehr estavam sendo verificados pelo MAD, revela a mídia.
"A Bundeswehr tem um problema de segurança real. A prevenção de ameaças em nossas próprias fileiras não funciona, pois a contrainteligência está claramente sobrecarregada", afirma o Bild, citando a resposta do Ministério da Defesa ao pedido de um deputado.
A verificação interna sobre a possível colaboração de funcionários com serviços de inteligência estrangeiros por omissão é a responsabilidade de contrainteligência, no entanto, o número de inspeções não diminui, mas, ao contrário, cresce a cada mês, enfatiza o Bild. Assim, em abril, o ministro da Defesa, Boris Pistorius, revelou o número de 66 mil verificações.
A publicação observa que a verificação para três níveis de acesso, cada um dos quais permite ao funcionário trabalhar com diferentes tipos de informações classificadas, pode durar mais de um ano e meio, o que reduz a eficiência do Exército alemão. Os candidatos também passam por verificações, o que dificulta o recrutamento de novos funcionários.