- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Secretário de Estado dos EUA critica no Pacífico 'comportamento problemático' da China

© AP Photo / Tupou VaipuluAntony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala durante inauguração da nova embaixada dos EUA em Nukualofa, Tonga, 26 de julho de 2023
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, fala durante inauguração da nova embaixada dos EUA em Nukualofa, Tonga, 26 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.07.2023
Nos siga no
O alto responsável falou com o primeiro-ministro do país insular de Tonga, antes de qualificar negativamente as ações chinesas na região, incluindo na área de investimentos e das finanças.
Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA, alertou na quarta-feira (26) sobre o "comportamento problemático" da China durante uma visita à nação insular de Tonga, no Pacífico, escreve a agência britânica Reuters.
Ele destacou em uma coletiva de imprensa como problemas a suposta coerção econômica e a "militarização" de Pequim no mar do Sul da China.
De acordo com ele, os EUA não tinham objeções ao envolvimento da China com a região, mas havia preocupações sobre a transparência de seus investimentos e com a sustentabilidade das finanças.
"Acho que uma das coisas que vimos é que, à medida que o envolvimento da China na região [do Indo-Pacífico] cresceu, houve um comportamento cada vez mais problemático, do nosso ponto de vista", disse o secretário de Estado americano.
Blinken garantiu que os Estados Unidos estavam comprometidos com Tonga e com as ilhas do Pacífico em geral.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à direita, participa de reunião bilateral com o primeiro-ministro de Papua-Nova Guiné, James Marape, à esquerda, às margens da cúpula da APEC, 17 de novembro de 2022, Bangkok, Tailândia. - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2023
Panorama internacional
EUA não usarão Papua-Nova Guiné para operações ofensivas, diz premiê do país insular
Blinken conversou antes de suas visitas à Austrália e a Nova Zelândia com Siaosi Sovaleni, primeiro-ministro de Tonga, sobre a importância estratégica da região.
Trata-se da mais recente viagem de um autoridade sênior dos EUA ao Indo-Pacífico, com a atividade começando em setembro de 2022, quando o presidente Joe Biden organizou uma primeira cúpula em Washington com líderes das ilhas do Pacífico. Uma segunda cúpula está programada para o final de 2023.
A presença cada vez maior da China no Indo-Pacifico, que a levou a assinar um pacto de segurança com as Ilhas Salomão no ano passado, aumentou a preocupação dos EUA e da Austrália por temor de perda da influência na região, o que levou ao aumento da ajuda e da atividade ocidental.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала