Japão reabre reator nuclear pela 1ª vez após desastre na usina de Fukushima
© AP Photo / Hiro KomaeReator nuclear Nº 5, no centro-esquerda, e reator 6 por trás de tanques com água tratada, mas ainda radioativa, na usina nuclear de Fukushima Daiichi, na cidade de Okuma, prefeitura de Fukushima, nordeste do Japão

© AP Photo / Hiro Komae
Nos siga no
Em 2011 aconteceu um vazamento na usina nuclear de Fukushima, mas, após trabalhos para corrigir a situação nos últimos anos, um outro reator no país será reativado, segundo a agência Kyodo.
A Kansai Electric Power Co. reiniciou na sexta-feira (28) um reator nuclear na usina nuclear de Takahama, no Japão. Trata-se do primeiro reator a entrar em operação desde o incidente na usina nuclear de Fukushima em 2011, escreve na sexta-feira (28) a agência japonesa Kyodo.
Originalmente, o retorno à operação estava programado para o início de junho, mas o plano foi adiado devido à necessidade de trabalhos adicionais de proteção contra incêndios. A expectativa agora é que a empresa retome as operações comerciais em 28 de agosto. Atualmente três dos quatro reatores estão funcionando, faltando apenas ligar um, algo que está programado para setembro.
© AFP 2023 / Behrouz MehriCasa e carro abandonados na cidade de Namie, província japonesa de Fukushima, após o terremoto em 2011, 5 de março de 2018

Casa e carro abandonados na cidade de Namie, província japonesa de Fukushima, após o terremoto em 2011, 5 de março de 2018
© AFP 2023 / Behrouz Mehri
O reator entrou em funcionamento há 48 anos e é atualmente o mais antigo reator em operação no país. Ele foi desligado em janeiro de 2011 para inspeção periódica e permaneceu inativo após a crise nuclear de Fukushima, desencadeada pelo terremoto e tsunami em março desse ano.
Em 2016, as autoridades japonesas autorizaram a operação do reator além do prazo de 40 anos estabelecido na sequência do desastre de Fukushima.
De acordo com a Kyodo, dos mais de 40 reatores nucleares no Japão, 11 estão atualmente em operação.