Bombas de 2 guerras mundiais dificultam construção de terminal de GNL na Alemanha (FOTO)
© AFP 2023 / Michael Sohn/PoolO navio Hoegh Esperanza da Unidade de Armazenamento e Regaseificação Flutuante está ancorado durante a cerimônia de abertura do terminal de gás natural liquefeito Uniper no Jade Bight em Wilhelmshaven, norte da Alemanha
© AFP 2023 / Michael Sohn/Pool
Nos siga no
A construção de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) no porto de Wilhelmshaven, na Alemanha, está sendo dificultada por uma situação inesperada: o canteiro de obras está repleto de bombas da Primeira e Segunda Guerra Mundial, relata o jornal The New York Times.
"Encontramos todos os tipos de munição: munição alemã, do Reino Unido, dos Países Baixos, da França, dos mais diversos tipos", afirmou Dieter Guldin, diretor executivo da SeaTerra, empresa especializada em localizar e desativar munições não deflagradas.
De acordo com a publicação, entre 150 e 200 bombas não detonadas, granadas e minas foram encontradas na área, das quais cerca de 30 devem ser destruídas no local.
© AFP 2023 / DPA/Bernd ThissenDuas bombas que foram feitas seguras são retratadas onde as bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas em Dortmund, oeste da Alemanha, em 12 de janeiro de 2020
Duas bombas que foram feitas seguras são retratadas onde as bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas em Dortmund, oeste da Alemanha, em 12 de janeiro de 2020
© AFP 2023 / DPA/Bernd Thissen
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Força Naval alemã estava estacionada no porto de Wilhelmshaven, razão pela qual a área era frequentemente bombardeada pelos Estados Unidos e pela Força Aérea britânica. No final da guerra, Wilhelmshaven se tornou um depósito de munições não utilizadas.
A Europa reduziu as importações de gás russo após a escalada da crise ucraniana, o que levou a um aumento na demanda por GNL dos EUA. Em 2021, o volume total de contratos para o fornecimento de GNL americano para outros países foi de cerca de 13 milhões de toneladas por ano. Em 2022, esse indicador aumentou quase quatro vezes - para 51,2 milhões de toneladas.