Descoberta de colar na Jordânia pode revelar complexidade da Idade da Pedra Polida (FOTOS)
© iStock.com / EdalinColar de pedras (imagem referencial)

© iStock.com / Edalin
Nos siga no
Um colar ornamentado descoberto no túmulo de uma criança na atual Jordânia fornece novas perspectivas sobre a complexidade social da cultura neolítica.
O Neolítico, período compreendido entre dez mil e quatro mil anos antes de Cristo, também é conhecido como Idade da Pedra Polida.
Segundo o artigo, publicado na revista PLoS One, os adornos corporais têm um papel significativo na comunicação de valores culturais e identidades pessoais, sendo de grande importância na compreensão das civilizações antigas.
CC BY 4.0 / Alarashi et al., 2023, PLOS ONE / Diversidade dos itens que compõem o conjunto ornamental do CG7Diversidade dos itens que compõem o conjunto ornamental do CG7

Diversidade dos itens que compõem o conjunto ornamental do CG7
CC BY 4.0 / Alarashi et al., 2023, PLOS ONE / Diversidade dos itens que compõem o conjunto ornamental do CG7
Durante o trabalho, a equipe analisou os materiais que decoravam o corpo de uma criança de oito anos, enterrada em uma sepultura na vila neolítica de Ba'já, na Jordânia, com datação estimada entre 7400 e 6800 antes de Cristo.
CC BY 4.0 / Alarashi et al., 2023, PLOS ONE / Reconstrução física final do colar, exposto no novo museu de Petra, na JordâniaReconstrução física final do colar, exposto no novo museu de Petra, na Jordânia

Reconstrução física final do colar, exposto no novo museu de Petra, na Jordânia
CC BY 4.0 / Alarashi et al., 2023, PLOS ONE / Reconstrução física final do colar, exposto no novo museu de Petra, na Jordânia
Os objetos encontrados são compostos por mais de 2,5 mil pedras coloridas e conchas, além de duas contas de âmbar, um pingente de pedra e um anel gravado em madrepérola.
Ao analisar os objetos, a equipe concluiu que faziam parte de um único colar, dotado de diversas fileiras, desfeitas ao longo do tempo.