Irã envia alerta aos EUA e diz que responderá a qualquer ato de ofensa na região

© AFP 2023 / Exército iranianoEmbarcação da Marinha iraniana
Embarcação da Marinha iraniana - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2023
Nos siga no
O porta-voz do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) iraniano, brigadeiro-general Ramezan Sharif, alertou os EUA que o país responderá a qualquer ato de ofensa na região.
"O Irã alcançou um nível tão alto de poderio e capacidade que pode responder devidamente a qualquer ação e ofensa dos EUA [na região], incluindo a apreensão de navios", afirmou o general.
Além disso, Sharif adicionou que os países da região compreenderam corretamente que o Irã está se tornando "uma grande potência na região".

"Em qualquer confronto direto entre o Irã e os EUA nos últimos anos, os países regionais viram a fraqueza da América e o poderio da República Islâmica, e compreenderam que a segurança do golfo Pérsico deve ser estabelecida por seus próprios países litorâneos", declarou.

A declaração iraniana ocorreu pouco depois de o Comando Central das Forças Navais dos EUA anunciar a implantação de mais de três mil fuzileiros e marinheiros no Oriente Médio sob o pretexto de proteger os navios e embarcações atravessando as principais vias navegáveis nessa região estratégica.
Aeronaves MV-22B Osprey da Marinha dos EUA pousam durante os exercícios militares Talisman Saber 2017 no convés do navio de assalto anfíbio USS Bonhomme Richard, na costa de Sydney, Austrália, 29 de junho de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2023
Panorama internacional
EUA anunciam a chegada de 3.000 soldados e equipamentos militares no Oriente Médio
Os militares dos Estados Unidos enviaram milhares de soldados e recursos navais adicionais para o Oriente Médio para "dissuadir" as forças iranianas. A medida ocorre depois que Washington acusou Teerã de apreender navios comerciais e de outras ações "desestabilizadoras".
A 5ª Frota da Marinha dos EUA anunciou a decisão na segunda-feira (7), observando que mais de 3.000 fuzileiros navais e marinheiros chegaram ao mar Vermelho a bordo de um navio de assalto anfíbio e um navio de desembarque no dia anterior.
Por sua vez, o Irã condenou repetidamente os EUA por "promover a guerra" e aumentar as tensões com sua atividade militar regular ao redor do golfo Pérsico. Após outro encontro com um navio comercial acusado de contrabando no mês passado, o contra-almirante iraniano Ramazan Zirrahi afirmou que aviões de guerra dos Estados Unidos tentaram ajudar o navio a escapar, mas não tiveram sucesso.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала