Cientistas descobrem pirâmide com estrutura sofisticada da Idade do Bronze no Cazaquistão (FOTO)
23:15 13.08.2023 (atualizado: 03:23 14.08.2023)
© Foto / Serviço de Imprensa da Universidade Nacional da EurásiaArqueólogos da Universidade Nacional da Eurásia descobriram uma pirâmide na região de Abai
Nos siga no
Nesta semana, arqueólogos da Universidade Nacional da Eurásia, no Cazaquistão, descobriram uma pirâmide de estepe de grande porte datada da Idade do Bronze. As escavações estão em andamento na região de Abai.
Desde 2014, os cientistas do Departamento de Arqueologia e Etnologia da Universidade Nacional da Eurásia realizam escavações arqueológicas no monumento do complexo Kyrykungir perto da vila de Toktamys, no distrito de Abai.
© Foto / Serviço de Imprensa da Universidade Nacional da EurásiaArqueólogos da Universidade Nacional da Eurásia descobriram uma pirâmide na região de Abai
Arqueólogos da Universidade Nacional da Eurásia descobriram uma pirâmide na região de Abai
Como resultado da pesquisa, foi descoberta uma pirâmide de estepe em grande escala do início do segundo milênio a.C., ou seja, quatro mil anos atrás, a Idade do Bronze, não encontrada antes na estepe da Eurásia.
"A pirâmide estepe é construída com muita precisão, é hexagonal. São 13 metros e oito fileiras de pedras entre cada face. É uma estrutura complexa muito sofisticada com vários círculos no meio. As paredes exteriores da estrutura deste complexo são dominadas por imagens de vários animais, especialmente cavalos", afirmou Ulan Umitkaliyev, historiador citado pela universidade.
Em sua análise, ter encontrado imagens de cavalos mostra que "o culto ao animal era extremamente alto, como evidenciado pela descoberta também de ossos de cavalo ao redor do edifício de pedra. Há imagens de camelos também", disse Umitkaliyev.
Nas escavações, foram encontradas cerâmicas, brincos femininos de ouro e outras joias, indicando que a Idade do Bronze foi o centro da cultura nos tempos antigos.