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Mesmo com sanções, UE importa volume recorde de gás natural liquefeito da Rússia, diz mídia

© AP Photo / Emilio MorenattiOperadores trabalham na planta de regaseificação Enagss, a maior planta de gás natural liquefeito (GNL) da Europa, em Barcelona, Espanha, 29 de março de 2022
Operadores trabalham na planta de regaseificação Enagss, a maior planta de gás natural liquefeito (GNL) da Europa, em Barcelona, Espanha, 29 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
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Bélgica e Espanha são a segunda e terceira maiores importadoras mundiais de gás natural liquefeito (GNL) russo neste ano.
De acordo com o Financial Times (FT), a União Europeia (UE) deve importar volume recorde de gás natural liquefeito da Rússia neste ano, apesar da intenção do bloco de se libertar dos combustíveis fósseis russos até 2027.
Segundo a análise de dados da indústria de energia da organização não governamental (ONG) Global Witness, nos primeiros sete meses deste ano, a Bélgica e a Espanha foram a segunda e a terceira maiores compradoras de GNL russo, perdendo apenas para a China, um aumento muito superior à média global de 6% de janeiro a julho deste ano.
As importações de GNL pela UE aumentaram 40% de janeiro a junho em comparação com o mesmo período de 2021 especialmente porque antes do início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia o bloco europeu contava com abastecimento canalizado russo.
"É chocante que os países da UE tenham trabalhado tão arduamente para se livrarem do gás fóssil russo canalizado apenas para substituí-lo pelo equivalente enviado", disse o ativista sênior de combustíveis fósseis na Global Witness, Jonathan Noronha-Gant ao FT.
Segundo a mídia, a maior parte dos volumes russos vem da joint venture Yamal LNG, que é de propriedade majoritária da empresa russa Novatek. Outras participações são detidas pela TotalEnergies da França, pela CNPC da China e por um fundo estatal chinês. O empreendimento está isento de taxas de exportação, mas está sujeito ao imposto de renda.
O analista sênior de GNL da consultora ICIS, Alex Froley, disse ao FT que "os compradores de longo prazo na Europa dizem que continuarão a aceitar volumes contratados, a menos que sejam proibidos pelos políticos", o que segundo ele causaria mudanças significativas no transporte marítimo e nos padrões de comércio global.
A ministra espanhola da Energia, Teresa Ribera, cujo governo lidera a presidência rotativa de seis meses da UE, chegou a afirmar em março que o GNL deveria ser alvo de sanções, acrescentando que a situação era "absurda".
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As autoridades da UE apontaram para um esforço global para eliminar gradualmente os combustíveis fósseis russos até 2027, mas alertaram que uma proibição total das importações de GNL corre o risco de provocar uma crise energética semelhante à de 2022, quando os preços do gás atingiram máximo recorde de mais de € 300 (R$ 1.585,13) por megawatt/hora no bloco.
Uma fonte ouvida pelo FT afirmou que, apesar de os contentores de armazenamento de gás europeus estarem mais de 90% cheios antes do inverno (Hemisfério Norte), ainda havia "muito nervosismo" caso houvesse novos cortes no fornecimento.
O GNL russo foi responsável por 21,6 milhões (16%) do total de 133,5 milhões de metros cúbicos de importações de GNL da UE entre janeiro e julho, segundo dados da Kpler, tornando-o o segundo maior fornecedor do bloco atrás dos EUA que galgaram a posição após o início das sanções ocidentais contra Moscou.
A UE deve reduzir a procura em mais 10%, disse o diretor de energia, clima e recursos do Eurasia Group, Henning Gloystein. "Se não reduzirmos estruturalmente o consumo de gás em 10% a 15%, corremos o risco de repetir esta corrida [pelo abastecimento] todos os anos."
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