- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Premiê húngaro adverte que ataques às rotas de gás russo serão consideradas motivo de guerra

© Sputnik / Vitaly TimkivEstação compressora Russkaya, parte do gasoduto TurkStream, região de Krasnoyarsk, Rússia, foto publicada em 23 de março de 2020
Estação compressora Russkaya, parte do gasoduto TurkStream, região de Krasnoyarsk, Rússia, foto publicada em 23 de março de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2023
Nos siga no
Após explosões nos gasodutos Nord Stream (Corrente do Norte), a Hungria e a Sérvia avisaram que considerariam quaisquer ataques às suas rotas de suprimento de gás russo como motivo de guerra e acreditam que esses avisos foram ouvidos, disse o primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán.
Em uma entrevista com o jornalista dos EUA Tucker Carlson, o político lembrou que a Hungria tinha imediatamente qualificado a danificação do gasoduto russo-alemão Nord Stream como um ato terrorista, chamando a ausência de uma reação forte por parte da Alemanha de "falta de soberania".

"Nós, húngaros, deixámos imediatamente claro que existe outro gasoduto – não o Nord Stream, mas o South Stream [Corrente do Sul], através do qual o gás vem da Rússia ao longo do corredor sul – Turquia, Bulgária, Sérvia, Hungria. Em conjunto com o primeiro-ministro sérvio, deixámos muito claro que, se alguém quiser fazer com o corredor sul o mesmo que foi feito com o norte, vamos considerar isso motivo de guerra, um ataque terrorista e reagir imediatamente", disse Orbán.

Sistemas de tubulação e válvulas de corte na estação receptora de gás do gasoduto Nord Stream em Lubmin, na Alemanha - Sputnik Brasil, 1920, 12.07.2023
Panorama internacional
Inércia da Europa na investigação do caso Nord Stream é tentativa de encobrir rastros, afirma Rússia
O premiê húngaro apelou ao abandono de tais planos. "Talvez possam fazê-lo com os alemães, mas não podem fazê-lo com esta região", frisou.
Orbán não especificou a quem o aviso foi dirigido, dizendo apenas que não se trata da Rússia. Ao ser questionado se o aviso foi entendido, o primeiro-ministro respondeu: "Acho que sim".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала