Arqueólogos desenterram na Sicília cabeça de leão feita de mármore em antiga cidade grega (FOTOS)
08:02 01.09.2023 (atualizado: 08:03 01.09.2023)
© AFP 2023 / Andreas SolaroUma vista geral mostra o sítio arqueológico de Herculano em Ercolano, perto de Nápoles, com o vulcão do Monte Vesúvio ao fundo
© AFP 2023 / Andreas Solaro
Nos siga no
Arqueólogos da Universidade Ruhr em Bochum, na Alemanha, descobriram uma cabeça de leão durante escavações na antiga cidade de Selinunte.
Selinunte era uma cidade grega na costa sudoeste da Sicília. Segundo o historiador grego Tucídides, a cidade foi fundada por uma colônia da cidade Megara Hyblaea durante o século VII a.C., escreve Heritage Daily.
Durante as escavações lideradas pela universidade foi descoberta uma cabeça de leão feita de mármore no recinto do porto da cidade. De acordo com os pesquisadores, a cabeça é uma gárgula inacabada do tipo sima, possivelmente destinada para o escoamento da água do telhado de um templo.
© Foto / Selinuntprojekt Ruhr-Universität Bochum, Marc Klauß/Leah SchiebelCabeça de leão inacabada descoberta na Sicília
Cabeça de leão inacabada descoberta na Sicília
Medindo cerca de 60 centímetros de altura, o elemento arquitetônico é evidentemente inacabado e lhe está faltando uma saída para água, a parte de trás da juba do leão e parte das decorações superiores.
© Foto / Selinuntprojekt Ruhr-Universität Bochum, Axel MißLocal de escavação na Sicília, onde foi encontrada a cabeça de leão de mármore inacabada
Local de escavação na Sicília, onde foi encontrada a cabeça de leão de mármore inacabada
É possível que o objeto tenha sido destinado ao Templo E em Selinunte, na colina a leste da acrópole da cidade. O Tempo E foi construído em meados do século VI a.C. sobre as fundações de um edifício muito mais antigo.