Dinamarca pega tanques Leopard 1 de 3 museus para treinar militares ucranianos (VÍDEO)
17:01 09.09.2023 (atualizado: 17:03 09.09.2023)
© Foto / RSIPrimeiras imagens dos tanques Leopard 1 na Itália, cuja transferência para a Alemanha, antes de serem enviados para a Ucrânia, foi bloqueada pela Suíça
© Foto / RSI
Nos siga no
Copenhague levou tanques Leopard 1A5 que estavam armazenados em museus para treinar os militares ucranianos. Eles estavam em melhores condições do que aqueles em armazéns, segundo a Forbes.
Em fevereiro, um consórcio formado pela Dinamarca, Alemanha, Países Baixos – e mais tarde Bélgica – anunciou em que doaria à Ucrânia uma centena inicial de tanques Leopard 1A5 da década de 1980. Nos seis meses seguintes, o compromisso aumentou para 178 tanques.
Com o consórcio até agora a entregar apenas dez Leopard 1A5, o treino está em curso – e poderá continuar até 2024, à medida que os aliados de Kiev cumpram o seu compromisso de tanques e treinem quaisquer tripulações de substituição que as Forças Armadas ucranianas necessitem.
The Danish Armed Forces have uploaded a great video about the training of Ukrainian soldiers on the Leopard 1A5 at the 🇩🇪 Klietz military training area.
— deaidua.org 🇩🇪🤝🇺🇦 (@deaidua) September 8, 2023
I recorded the video with English subtitles in 1080p and uploaded it for you. pic.twitter.com/LQsKI9Kkgc
O processo como um todo está andando lentamente, e por isso, o consórcio recorreu aos museus dinamarqueses em busca de ajuda. Aparentemente, o punhado de Leopard 1A5 em exibição nos museus estava em melhores condições do que os quase 100 armazenados.
Três museus emprestaram ao consórcio seis tanques de trabalho "para que o treino dos ucranianos pudesse começar imediatamente", afirmaram os militares dinamarqueses.
"É claro que não temos muito tempo, porque é importante que eles [os petroleiros] voltem para a Ucrânia e possam ajudar os seus camaradas na defesa do país", disse o major Kim Fonseca, chefe do Estado-Maior do batalhão blindado do Exército dinamarquês.
As tripulações dos tanques ucranianos começaram a chegar à Dinamarca em maio. Os dinamarqueses assumiram a responsabilidade pela primeira fase do seu treino, que corresponde ao básico. Os alemães assumiram a segunda fase, com tradutores e empreiteiros da indústria alemã auxiliando em ambas as fases.
O treinamento acontece em um campo de treinamento na Alemanha e dura seis semanas. Os museus emprestaram seis tanques de trabalho para que o treinamento dos soldados ucranianos pudesse começar imediatamente.
A maioria dos tanques pertence à empresa alemã Flensburger Fahrzeugbau Gesellschaft e está armazenada há duas décadas. Eles estavam precisando de reparos, diz a mídia.