DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Aglomerado brilhante é revelado nas profundezas da Via Láctea coberto de gás e poeira (FOTO)

© Foto / ESA/Hubble & NASA, R. CohenO NGC 6540 é um aglomerado globular, sendo uma multidão estável de estrelas firmemente interligadas
O NGC 6540 é um aglomerado globular, sendo uma multidão estável de estrelas firmemente interligadas - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2023
Nos siga no
Uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble observa um dos aglomerados que o astrônomo armênio Agop Terzan encontrou há quase 50 anos, o Terzan 12.
Este aglomerado de estrelas está localizado na Via Láctea, um dos cerca de 150 antigos aglomerados globulares nos arredores da galáxia.
O Terzan 12 está na constelação de Sagitário, nas profundezas da Via Láctea, a aproximadamente 15.000 anos-luz da Terra, envolto em gás e poeira.
A poeira e o gás fazem algumas estrelas parecerem extremamente vermelhas, como mostrado na imagem divulgada pela agência espacial norte-americana NASA.
Além disso, devido à distância entre a Terra e Terzan 12, não há apenas muito gás e poeira em torno do aglomerado, como também poeira interestelar significativa.
© Foto / ESA/Hubble Chief Science Communications OfficerUma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble observa um dos aglomerados que o astrônomo armênio Agop Terzan encontrou há quase 50 anos, o Terzan 12
Uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble observa um dos aglomerados que o astrônomo armênio Agop Terzan encontrou há quase 50 anos, o Terzan 12 - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2023
Uma nova imagem do Telescópio Espacial Hubble observa um dos aglomerados que o astrônomo armênio Agop Terzan encontrou há quase 50 anos, o Terzan 12
As estrelas vermelhas mais brilhantes da imagem são gigantes inchadas e envelhecidas, muitas vezes maiores que o nosso Sol.
As estrelas azuis quentes e mais brilhantes também estão ao longo da linha de visão e não dentro do aglomerado, que possui apenas estrelas envelhecidas.
As observações do Hubble deram pistas sobre a relação entre a idade e a composição nos aglomerados globulares mais internos da Via Láctea, informou a NASA.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала